Veja os depoimentos de alguns participantes das apresentações ao vivo do PROFOCO

 

Estar com o Prof. Safra é sempre um presente e uma recompensa no espaço de reflexão pessoal e profissional. Mas... neste último sábado foi simplesmente maravilhoso. O conteúdo dividido em teoria e estudo clínico permitiu uma coreografia rica e integradora. A seqüência teórica proposta por Safra foi coerente e muito envolvente. Enfim...espero que possamos ter este curso em DVD para poder degustar com mais calma e profundidade o conteúdo apresentado.

E lá se foi mais um Profoco... e cá estamos nós com a expectativa de uma nova possibilidade. Mais uma vez o prof. Safra nos brindou, com a generosidade que lhe é peculiar, com a sua delicada e estética teoria. Mais um sábado muito bem aproveitado e, para deixar você que não esteve presente com água na boca, foi muito, mas muito intenso, o aprendizado metaforicamente trazido por uma "sandalinha verde com pedrinhas". Muito obrigada, Prof. Safra! Até o DVD.

Rosana Galina


O curso com o Prof Gilberto Safra foi um divisor de águas na minha vida: fui presenteada com uma palestra de altíssimo nível, que me fez sentir privilegiada por estar ali, compartilhando o pensamento do Professor com um público muito selecionado.

Mari Zappa


A facilidade de compreensão da fala do Gilberto Safra, acrescida dos casos clínicos, nos dá uma possibilidade rara de ouvir e refletir sobre um modo crítico e flexível desta teoria e aplicar de forma singular, à pratica clínica, no momento atual. Tive ENORME prazer em participar dos três primeiros módulos do PROFOCO!

Cora Mesquita Branco Ferreira


O conteúdo foi riquíssimo, transmitido de forma clara, objetiva e crítica. Atingiu os meus objetivos, enquanto psicóloga, pesquisadora, professora universitária e supervisora em psicologia clínica, que vêm estudando Winnicott como autodidata (iniciante) e que estava buscando observar a existência (ou não) de coerência entre a compreensão de um exímio conhecedor de Winnicott e minhas próprias compreensões. A pontuação dos aspectos éticos foram bárbaras e fundamentais. Gostei muito.

Ana Vitória Salimon C. dos Santos


Achei o módulo 1 muito bom. Gilberto Safra é claro e denso, conseguiu colocar a prática clínica de modo que achei fantástico e também a análise comentada dos casos descritos.

Ancila Dei Rodrigues


Achei a exposição bastante clara e objetiva, que vem enriquecer cada vez mais as situações clínicas que tenho no consultório

Irene Wenzel Gaviolle


Toda vez que assisto uma palestra do Prof. Gilberto Safra entro num estado de maravilhamento. Este módulo foi sensacional, tanto a parte teórica quanto a clínica pois adquirimos muito conteúdo e reflexão para o nosso dia-a-dia, pessoal e profissional. Resumindo o que sinto: Cada vez mais vamos entendendo as análises teóricas e clínicas deste ser humano sensacional. Participar de suas palestras é um presente de valor inestimável, pois cada momento é singular. Parabéns para a equipe e que possamos ter muito mais oportunidades de ouvir e aprender com esta pessoa tão iluminada que é o Dr. Gilberto Safra e desejo que seus pensamentos/análises fiquem para todo o sempre, para que os próximos estudiosos da mente humana tenham o privilégio de tê-lo como mestre, como muitos tiveram em outras épocas, Freud, Melanie Klein, Winnicott, Bion, etc...

Leonice Almeida


O módulo do Profoco com o Prof. Safra, foi um belo presente!

Dulcinia da Conceição dos Santos


Foi EXCELENTE o primeiro módulo! Vocês estão de parabéns!
O conteúdo contribuiu muito para repensar a teoria e a prática clínica. 

Ana Maria Ibaixe


Foi a primeira vez que tive a honra de assistir uma palestra de Gilberto Safra. Foi muito, mas muito mesmo além do que esperava, apesar de já ter informações e elogios ao seu trabalho, e de já ter tido oportunidade de  conhecer um pouquinho de sua vasta obra. (...) Tudo o que ouvi foi de uma profundidade, de uma verdade  tão deslumbrantemente descrita, revelada,  que só posso AGRADECER DE JOELHOS essa grande oportunidade que o DIVINO  me proporcionou de estar presente . Prof. Dr. Gilberto Safra é um dos ILUMINADOS que surgem de vez em para orientar o caminho de todos nós, seus discípulos. 

Sonia Duarte de Araujo    


Resolvi escrever principalmente para elogiar a organização do evento que foi primorosa. Boas novidades foram o CD ilustrativo e, por que não dizer, o gesto simpático do "suco break".
A palestra de nosso mestre como sempre nos trouxe novos e fundamentais elementos para reflexão e análise.
Acima de tudo parabéns pelo sucesso!

Rosa Maria Tosta


Parabéns pelo evento, pela ótima organização e principalmente pela excelente exposição do Gilberto Safra, cujo conteúdo me forneceu elementos importantíssimos à continuidade da minha formação pessoal e analítica.

Eponina T. Campos de Carvalho


Como sempre a presença e o saber do nosso querido professor Gilberto nos iluminam e nos fortalecem. Tenho muito a agradecer a todos que colaboraram para que o Profoco pudesse ser uma realidade. Foi ótimo!!

Teresa Cristina R. Farah


Quando encontrei Winnicott - foi em um seminário na PUC, levada por minha filha Andrea, que é psicóloga e me dizia ter muito a ver o que ele ensinava com meu modo de educar - percebi que nele havia muito do que sempre gostaria de ter aprendido. Desde quando Andrea me trouxe o primeiro CD e, nele, a idéia de criação da Sobornost e a primeira aula do Prof. Safra; depois, os DVDs e livros que tenho adquirido, e os vejo, aos poucos; a convivência com o trabalho de revisitação, releitura, recriação e ampliação da obra de Winnicott pelo Prof. Safra; tudo isso vem me fazendo crer de novo que a vida é possível.
O módulo 1 significou mais uma braçada no aprofundamento do mergulho a que nos leva a leitura da obra de um gênio (W.) por outro gênio (G. S.).

Nilze P. A. Botelho


Cada vez que tenho a oportunidade de ouvir o Professor Gilberto Safra falar eu penso que Deus existe! Eu ouvi falar sobre Winnicott e Gilberto na faculdade (UNIP- Alphaville) através do Prof. Kleber Duarte Barreto. Ainda não tive oportunidade de fazer pós ou doutorado, por problemas de ordem financeira. Eu percebi no Profoco uma oportunidade de ouro, a um custo popular. Para mim é estar perto da teoria de Winnicott, com a qualidade indiscutível do conhecimento e didática inigualável do Prof. Gilberto, a um preço que eu posso pagar. Eu tenho uma relação mágica com tudo que o Prof. fala, pois a todo instante tenho a sensação de que ele fala minha língua e a língua dos meus pacientes. A todo instante fico pensando: é justamente disto que tal paciente está me falando, ou é justamente isto que eu estava tentando fazer naquele momento, com tal paciente. O Prof. Gilberto Safra consegue fazer com a platéia toda o que, muitas vezes, temos dificuldade em fazer com um paciente. A entrega, a empatia, se colocam no nosso lugar e decifram a teoria para nós, tornando o difícil algo totalmente possível - claro que com muito estudo, com muita auto-reflexão. Eu estou na expectativa de fazer um estudo mais aprofundado, quem sabe ser uma aluna com mais oportunidades de encontros com o Prof. para aprender muito mais, futuramente, apesar de, atualmente, já me sentir uma "aluna a distância", através do Profoco, dos livros e dos DVDs. Espero que o Profoco dê frutos e que algo parecido ou com maior dimensão, esteja a meu alcance também em 2.007.

Andrea Teixeira Rosa


Fiquei grata por ter encontrado Professor Gilberto em minha trajetória profissional. Tive a oportunidade de dizer a ele pessoalmente aí mesmo no Profoco. No entanto, quero registrar que para mim, houve o encontro do meu olhar como terapeuta somática existencial com a alma encarnada da qual ele brilhantemente uniu. O corpo encarnado e substanciado para além da biologia e emoção.

Jeane Claudia Araújo Lobo


Embora no início de minha trajetória profissional e por isso impedida de tecer comentários acerca de teorias, paradigmas e outros correlatos acadêmicos, o que mais me aproxima do Prof. Gilberto Safra são dois elementos que considero imprescindíveis ao psicólogo contemporâneo (os quais infelizmente não são aprendidos em nenhuma Faculdade): humanidade e ética. Obrigada mais uma vez por proporcionarem esses encontros.

Valéria Maria Dalla Casa


A facilidade de compreensão da fala do Gilberto Safra, acrescida dos casos clínicos, nos dá uma possibilidade rara de ouvir e refletir sobre um modo crítico e flexível desta teoria e aplicar de forma singular, à pratica clínica, no momento atual. Tive ENORME prazer em participar dos três primeiros módulos do PROFOCO!

Cora Mesquita Branco Ferreira


Aspectos mais importantes do módulo de agosto:
1.Trazer o corpo e corporeidade para a clínica, e criar conceitos ligados á fenomenologia de cada paciente/pessoa, permitindo diminuir a abstração, e entrar na materialidade/corporeidade da vida em si. 2 - O enfoque que Gilberto Safra dá à fragmentação do corpo provocada pela especialização. Ver o ser humano como uma totalidade constituída de diferenças, permite recuperar a corporeidade, e resgatar o ser humano da fragmentação. Num longo processo. 3 - A materialidade do setting, os objetos que cercam o terapeuta, o arranjo e luminosidade da sala de consulta, vividos enquanto prolongamento do corpo/presença viva do terapeuta. (Penso que a materialidade do setting, a materialidade da presença do terapeuta, também resgatam o corpo/presença do paciente da fragmentação). Caso clínico: Gostei muito da apresentação do caso clínico, das intervenções de Gilberto, e comecei (penso) a entender um pouco o que seria um enigma. Entendi que um enigma está ligado a ficar preso do enlouquecimento provocado por mensagens disparatadas do outro. A loucura familiar atravessa gerações, sendo trans-geracional, uma geração capturando a seguinte. A doença transgeracional pode, no entanto, ser cuidada, pela a intervenção do terapeuta. Os enigmas que enlouquecem precisam ser respondidos.

Eliane Accioly Fonseca


Gilberto Safra, ao meu ver, oferta-nos nesse tempo e espaço de desenraizamento, o que existe de mais sagrado no humano. Com rigor, porém, abraçado ao dizer poético/estético, místico e ético, diz daquilo que cada um de nós vai se apropriando na passagem e na travessia da vida. Tratá-se do modo-de-ser de que cada ente que se faz "ser" humano, que porta o seu Arché e seu Telos. Tomar conhecimento disso é maravilhoso pois somos convidados, de forma solidária, a partilhamos e compartilharmos da travessia dessa vida, sem subjulgar qualquer ente que está em devir. Seu idioma pessoal que se manifesta em seus discursos, sinais de sua polifonia, afeta-me, põe-me em contato com meu Arché, me vocaciona e me põe em percurso, destinando-me na busca de meu Telos. Sou imensamente grato por ser parte de minha travessia.

Carlos Alberto Gonçalves


O Profoco contribuiu muito para o meu conhecimento. Além disso, foi gratificante para mim compartilhar da presença e do conhecimento do ilustríssimo palestrante Prof. Dr. Gilberto Safra. Foi um grande investimento participar desses encontros.

Ana Lúcia B. Simões



Aproveito o espaço para fazer um registro que vai além do PROFOCO. Começa com o acesso que tive ao acervo Gilberto Safra, o qual vem me permitindo uma ampliação de visão, conhecimento e atuação no campo da psicologia. Nesse sentido, quero cumprimentar a equipe que viabiliza o acesso aos materiais, possibilitando especialmente aos que não estão em São Paulo conhecer a sua produção. Quanto ao módulo sobre o Placement, foi o primeiro presencial que participei, sendo que os demais havia assistido somente em DVD. Desloquei-me de Florianópolis para São Paulo, especialmente para este fim e fiquei muitíssimo satisfeita. Há três aspectos que gostaria de ressaltar nesse sentido. O primeiro deles passa pela proposta do PROFOCO: foi a primeira formação de que até agora participei que me propôs "retirar o excesso e voltar ao originário"; a grande parte tem a pretensão de "formar", estando a ênfase na técnica e a ética ficando por conta de cada um, numa concepção naturalizada de ética. O segundo, diz respeito especificamente ao Placement, enquanto modalidade clínica, o qual, na minha leitura de Winnicott, passava despercebido e, de fato, a conotação de alojamento, mudança física se impunha. No curso me foi possível compreender que o Placement transcende a isso e, nesse sentidoj está me ajudando muito, tanto a escrever o meu trabalho de final de curso, como a rever alguns aspectos da minha atuação clínica. O terceiro aspecto está relacionado ao desempenho do Prof. Gilberto. Extremamente didático, combina a simplicidade e a complexidade como poucos. Focado no tema proposto, discorre sobre ele com tamanha familiaridade e consistência, que não deixa dúvidas: àquele é o seu "Lugar"!

Cléia Regina Canatto