contato
contato
contato
Busca por:
Carrinho de compras:
0
R$ 0,00

pagamento

Áreas selecionadas

 AT (Acomp. Terapêutico.)



 Informativo
Se você gostou da proposta de nossa livraria e deseja receber nossos informativos por email escreva para: atendimento@livrariaresposta.com.br

 Indicações
Você pode colaborar conosco indicando seus colegas e amigos para receberem nossos informativos clicando aqui.
 
Título: CURSO COMPLETO - Do psíquico ao ontológico: um caminho clínico  
 
 


  CURSO COMPLETO - Do psíquico ao ontológico: um caminho clínico - Santa Teresa e as tarefas clínicas

Autor(es): Gilberto Safra

Editora: Instituto Sobornost (a obra de Gilberto Safra)

Área(s): 

livreto + 17 DVDs

Preço: R$ 590,00

  Disponibilidade: envio em 2 dias úteis + prazo do frete

Descrição:

Curso completo:
Do psíquico ao ontológico: um caminho clínico
Aulas 1 a 11
Total: 17 DVDs embalados num prático fichário.

 

A importância deste curso para a clínica.

Santa Teresa se perguntava: Isto que estou vivendo é de Deus ou do Diabo? Esta experiência vai em direção a um Bem ou é o Mal disfarçado?
Neste curso o Prof. Gilberto se propõe a ler com seus alunos o Livro da Vida  de Santa Teresa. Como ele mesmo nos dirá, sua motivação foi investigar o que constitui o sagrado para Teresa e com que critérios ela viria a definir este sagrado. Isso ela fará não a partir de uma conceituação, mas a partir de uma experiência, considerando como sagrado aquilo que expande sua alma e a enriquece.

Já havíamos lançado uma aula deste curso em DVD (Santa Teresa e as tarefas clínicas) e agora disponibilizamos o curso todo, em 11 aulas, ministradas no ano de 2004 e no primeiro semestre de 2005. 
Se levarmos em conta também o método fenomenológico, caro a Safra, percebemos a importância de estudar Santa Teresa, uma mestra na descrição fenomenológica dos estados da alma.

Segundo palavras do próprio Prof. Safra:

O estudo da obra de Teresa é interessante para nós enquanto clínicos por várias razões. Teresa nos  auxilia a compreender o sentimento de religiosidade e de sagrado do ser humano. O Livro da Vida nos revela de que maneira e por que perspectivas o sentimento de religiosidade, o sentimento de sagrado, surgiu em Teresa. Um dos aspectos fascinantes é que ela tinha uma habilidade de descrição fenomenológica dos fenômenos subjetivos e de comunicação através da escrita. Teresa tinha uma grande habilidade em diferenciar o que era fruto da sua subjetividade de outros fenômenos que atravessavam esta subjetividade. O seu estudo é de grande valia para que possamos discutir a questão que parte da religiosidade para atingir a mística.  O estudo de Teresa é muito interessante também pelo que podemos apreender a partir dela sobre o fenômeno humano, se temos em mente uma clínica que enfoca a constituição do Self, a busca do paciente para chegar a suas questões existenciais fundamentais,  para delas se apropriar até poder estabelecer seu sentido existencial.  Em termos de nossas tarefas clínicas, Teresa nos auxilia, por exemplo, no trabalho de recuperação do gesto, essencial para uma clínica voltada para as questões do Self.

 

 
   
Home | Nosso atendimento | . | EFT | . |  Fale conosco | SitePx