contato
contato
contato
Busca por:
Carrinho de compras:
0
R$ 0,00

pagamento

Áreas selecionadas

 AT (Acomp. Terapêutico.)



 Informativo
Se você gostou da proposta de nossa livraria e deseja receber nossos informativos por email escreva para: atendimento@livrariaresposta.com.br

 Indicações
Você pode colaborar conosco indicando seus colegas e amigos para receberem nossos informativos clicando aqui.
 
Título: CURSO COMPLETO - São Máximo, o confessor  
 
 


  CURSO COMPLETO - São Máximo, o confessor - O Amor e o conceito de Pessoa

Autor(es): Gilberto Safra

Editora: Instituto Sobornost (a obra de Gilberto Safra)

Área(s): 

livreto + 6 DVDs

Preço: R$ 230,00

  Disponibilidade: envio em 2 dias úteis + prazo do frete

Descrição:

Curso completo em 4 aulas com a leitura de Gilberto Safra sobre a contribuição de São Máximo, o confessor.
Ministrado em 2002

Contém:
1 livreto - 4 págs.
2 DVDs DUPLOS
2 DVDs simples.
Total: 6 DVDs 
 

AULAS DO CURSO

Aula 1 - DVD DUPLO  -   06/08/2002
Aula 2 - DVD DUPLO  -   03/09/2002
Aula 3 - DVD ÚNICO  -   01/10/2002
Aula 4 - DVD ÚNICO  -   05/11/2002

Por que este curso é importante

Na primeira aula O Prof. Gilberto Safra discorre sobre a constituição do pensamento cristão para poder situar e contextualizar a posição de São Máximo Confessor, que foi secretário do Imperador Bizantino, Heráclitos.

Na segunda aula se estuda mais profundamente a questão da materialidade como sacra e a reciprocidade entre transcendência e imanência, pois a espiritualidade ocorre no mundo em meio ao campo material.

Na terceira aula Gilberto analisa em detalhe alguns temas da aula anterior: a teologia da Capadócia, a influência de Dionísio Aeropagita, de São Gregório sobre São Maximo, a importância para este de Cristo ter duas naturezas (divina e humana) e as implicações desta perspectiva para uma visão do ser humano como ser que precisa integrar estas duas naturezas, isto é, que tem a possibilidade de integrar  a dimensão finita e infinita, imanente e transcendente. Ou seja, de como Deus está continuamente se tornando homem para que este esteja continuamente se tornando Deus. Há uma revisão também das três dimensões da alma humana: ?nous?, incisiva e desejante. Nesta terceira aula se amplia intensamente a idéia de que, na visão de São Maximo, o homem é mediador entre o cosmos e o divino.

A quarta aula se inicia com um breve resumo em que se mostra que a antropologia de São Máximo é a encontrada no Gêneses: homem foi criado à imagem e semelhança do Criador. A imagem é dada pela natureza, pela criação, e a semelhança é vista como potencialidade, possibilidade de aquisição para o ser humano.

Sendo o homem criado à imagem da natureza, é um homem criado em liberdade (despregar), criatividade (destinar) e experiência de amor (caminhar em direção ao encontro). Deus se afasta para que o homem possa surgir.

A partir deste ponto Gilberto vai desenvolver a questão das duas naturezas do ser humano (logos: outorgado pela imagem, e tropos: movimento que o homem faz em direção a um destino). Portanto há uma vontade natural e uma vontade pessoal.

 
   
Home | Nosso atendimento | . | EFT | . |  Fale conosco | SitePx