contato
contato
contato
Busca por:
Carrinho de compras:
0
R$ 0,00

pagamento

Áreas selecionadas

 AT (Acomp. Terapêutico.)



 Informativo
Se você gostou da proposta de nossa livraria e deseja receber nossos informativos por email escreva para: atendimento@livrariaresposta.com.br

 Indicações
Você pode colaborar conosco indicando seus colegas e amigos para receberem nossos informativos clicando aqui.
 
Título: CURSO COMPLETO - O homem como ser aberto  
 
 


  CURSO COMPLETO - O homem como ser aberto - Contribuição para uma visão não essencialista da condição humana

Autor(es): Sergey Khoruzhi, Gilberto Safra

Editora: Instituto Sobornost (a obra de Gilberto Safra)

Área(s): 

1 livreto (4 pág.) + 16 DVDs

Preço: R$ 590,00

  Disponibilidade: envio em 3 dias úteis + prazo do frete

Descrição:

CURSO COMPLETO em 9 aulas, gravadas em DVD
(16 DVDs acondicionados em um fichário)

Ministrado em inglês pelo Prof. Sergey Khoruzhi, do Instituto de Filosofia da Academia Russa de Ciências - Moscou

Coordenação, tradução e comentários do Prof. Gilberto Safra

IPUSP - Instituto de Psicologia da USP - Universidade de São Paulo - 2011
 

Obs: as aulas são faladas em ingles e cada fala é traduzida na sequência para o portugues pelo Prof. Safra, que acrescenta comentários.

 

APRESENTAÇÃO DO CURSO PELO PROF. GILBERTO SAFRA

O professor Sergey Khoruzhi é físico, matemático e filósofo. A partir das suas pesquisas desenvolveu um modelo antropológico a partir do qual se pode estudar as manifestações humanas, tanto passadas quanto modernas. O professor Khoruzhi tem desenvolvido seu pensamento e seu trabalho a partir do estudo das chamadas práticas de self. Este termo foi apresentado por Foucault e o professor se interessou nas suas pesquisas principalmente pelas práticas de self das tradições espirituais. Ele tem sido um estudioso da prática espiritual do Hesicasmo que se desenvolveu no cristianismo oriental, bem como da prática  espiritual do zen budismo, do hinduísmo e do sufismo. A partir do estudo das praticas de self espirituais, o professor Khoruzhi desenvolveu um modelo antropológico encontrado nestas diferentes práticas espirituais. Embora possamos perceber que essas práticas espirituais estejam locadas em diferentes sistemas religiosos e culturais, a partir de um estudo fenomenológico, o professor Khoruzhi explicita o que  existe nelas de geral e de específico. A partir desses estudos ele nos apresenta um modelo antropológico não essencialista. É um modelo necessário para compreensão dessas práticas mas também das manifestações humanas ao longo da História, que ele denomina modelo sinergético. Neste modelo, o professor procura localizar o fato que o homem está se constituindo continuamente frente ao Outro. Este modelo é amplamente estudado nessas 9 aulas. O professor nos fala de três Outros na constituição do ser humano: o Outro Absoluto (em algumas religiões esse Outro é visto como Divino, em algumas como o Absoluto Impessoal), o Outro Inconsciente, como descrito na psicanálise, ao falar dos padrões do inconsciente e o terceiro Outro, que é Outro Virtual, muito  importante no estudo da sociedade contemporânea.  Neste caso temos o ser humano diante do registro virtual, como é apresentado pela computação na atualidade.
A partir do estudo das práticas espirituais, o professor Khoruzhi desenvolve este modelo antropológico sinergético que o capacita a estudar a situação do ser humano na atualidade diante destes três grandes Outros: o Inconsciente, o Absoluto ( pessoal e impessoal) e o mundo Virtual.
Ele se utiliza principalmente do diálogo com a fenomenologia e a filosofia de Heidegger. Eu vou explicitar o caminho que Horujy  faz ao longo desse curso.

Primeira conferência: O homem na modernidade: os fundamentos, os grandes representantes e os grandes críticos da antropologia clássica na qual se baseou a metafísica clássica a partir do pensamento cartesiano. A grande falha do modelo antropológico clássico ao perder a noção de homem total e a noção de experiência.
Segunda, terceira e quarta conferências: As práticas espirituais hesicásticas e o modelo antropológico presente nestas práticas.
Quinta conferência: O modelo antropológico presente nestas práticas, o ser humano como ser aberto para o Outro ( absoluto, inconsciente e virtual)
Sexta conferência: Sufismo e Zen: as estruturas  antropológicas presente nestas práticas
Sétima conferencia: O homem como ser aberto diante destes três grandes Outros
Oitava e nona conferências: Reflexão sobre a  História a partir do modelo antropológico sinergético: frente a que Outro o Homem se constituiu preponderantemente ao longo das épocas históricas. As tendências atuais dos fenômenos antropológicos no mundo contemporâneo onde há predominância crescente do Outro Virtual. Implicações e horizontes possíveis para o Homem na atualidade.



 
   
Home | Nosso atendimento | . | EFT | . |  Fale conosco | SitePx