contato
contato
contato
Busca por:
Carrinho de compras:
0
R$ 0,00

pagamento

Áreas selecionadas

 AT (Acomp. Terapêutico.)



 Informativo
Se você gostou da proposta de nossa livraria e deseja receber nossos informativos por email escreva para: atendimento@livrariaresposta.com.br

 Indicações
Você pode colaborar conosco indicando seus colegas e amigos para receberem nossos informativos clicando aqui.
 
Título: CURSO COMPLETO - FORMAÇÃO CLÍNICA com Gilberto Safra  
 
 


  CURSO COMPLETO - FORMAÇÃO CLÍNICA com Gilberto Safra - curso completo em 12 aulas, ministrado em 2015

Autor(es): Gilberto Safra

Editora: Instituto Sobornost (a obra de Gilberto Safra)

Área(s): 

livreto (4 pág.) + 12 CDs em MP3

Preço: R$ 490,00

  Disponibilidade: envio em 2 dias úteis + prazo do frete

Descrição:

FORMAÇÃO CLÍNICA com Gilberto Safra

O que o clínico precisa saber sobre a condição humana, as tarefas do percurso humano, o aporte freudiano, as principais escolas, a contribuição da literatura – e muito mais.



Curso completo em 12 aulas, ministrado em 2015
Gravado em 12 CDs de áudio MP3, acondicionados em um prático fichário.



O curso Formação Clínica se destina a todos que já são ou pretendem ser clínicos, ou seja, trabalhar com outras pessoas no sentido de ajuda-las a restabelecer uma evolução ou um desenvolvimento pessoal que, por alguma razão, foi bloqueado. Geralmente experiências traumáticas podem causar essas paradas no percurso humano que é sempre sem fim e só se encerra com a morte. Pela amplitude de sua abordagem, ao mesmo tempo filosófica e histórica, este curso se destina também, ainda que indiretamente, a todos os tipos de clínica na área de saúde e também na de educação.  Isto porque ele mostra o que está em jogo neste encontro onde algum tipo de ajuda se faz necessária para resolver algum tipo de questão.

As palavras do Prof. Safra, na aula inaugural deste curso, são eloquentes a respeito:

Este curso primordialmente estabelece alguns princípios do que se pode chamar de raciocínio clínico. Pode-se dizer que este é um curso fundamental  sobre raciocínio clínico e as principais perspectivas teóricas do campo da clínica psicológica e psicanalítica.

 

O campo da psicologia clínica tem diferentes perspectivas teóricas. Cada uma nos apresenta um certo modelo antropológico e uma certa maneira de se compreender o sofrimento humano ligada a possíveis intervenções diante deste sofrimento.

Este curso apresenta alguns princípios do pensamento clínico anterior a qualquer teorização, ou seja, ele terá uma abordagem histórica do pensamento clínico que se inicia antes do projeto científico moderno.

Quando concebi este curso, escolhi fazer um percurso histórico porque do ponto de vista epistemológico e metodológico isto nos possibilita perceber os diferentes eventos da vida, os diferentes modelos de psicologia clínica relacionados a determinado contexto histórico. Portanto, a perspectiva histórica nos mostra como cada abordagem tem o seu limite no próprio contexto histórico do qual emergiu. Vamos vendo que cada posição em relação à clínica é de certo modo datada e que cada modalidade de pensar a situação clínica é relativa, é um modelo, a partir do qual podemos compreender a condição humana e o sofrimento humano. A perspectiva histórica nos possibilita um posicionamento crítico diante dos modelos e da produção em psicologia clínica.

Esta necessidade de um posicionamento clínico diante dos modelos (isso é válido para outras áreas da psicologia e da ciência) é especialmente importante no campo da psicologia clinica, porque é uma demanda não só epistemológica. O pensamento clínico é uma demanda ética.

E esta visão é com certeza um diferencial importante da teoria e prática clínica de Gilberto Safra. Por que?  Vejamos em sua próprias palavras:

O posicionamento crítico é uma demanda ética porque quando vemos a relatividade de cada posição teórica, percebemos por ela que nenhuma perspectiva teórica dá conta da complexidade da condição humana. Se estamos em disponibilidade para ouvir alguém  é importante que o nosso lugar não seja saturado de alguma compreensão ou modelo, porque esta saturação vai nos obrigar a colocar nosso paciente subordinado a nossas teorias.

E fazer isso, para Gilberto Safra, é uma falha ética e epistemológica. A consequência para a prática clínica será um manejo clínico específico que o professor explicita também nestas aulas. As tarefas do percurso humano são também objeto de estudo.

Este curso de formação clínica aborda, ainda que rapidamente, como o olhar clínico se inspira e se enriquece com a leitura atenta de autores como Dostoievski e com o estudo das práticas do Self. Neste curso o Prof. Safra apresenta uma grande visão do projeto científico moderno a partir de Freud, passando pelos grandes teóricos e clínicos, para chegar até as mais recentes escolas psicoterápicas.

 

 
AULAS DO CURSO

Aula 1 - Entre o finito e o infinito: facetas da condição humana - 04/03/2015


Aula 2 - Manejo clínico - parte 1 - 11/03/2015

Aula 3 - Manejo clínico - parte 2 - 18/03/2015

Aula 4 - Tarefas existenciais da condição humana: do instinto à ternura.- 25/03/2015

Aula 5 - Tarefas existenciais da condição humana (parte 2) - 08/04/2015

Aula 6 - Tarefas do percurso humano: constituição da sexualidade - 22/04/2015

Aula 7 - Práticas de Self - 20/05/2015

Aula 8 - Modelos de alma humana na antiguidade: a Psicologia em percurso - 27/05/2015

Aula 9 - Projeto científico: o aporte freudiano - 03/06/2015

Aula 10 - Escolas de Psicologia Clínica:primeira geração - 10/06/2015

Aula 11 - Escolas psicoterápicas: a relativização dos modelos clínicos - 17/06/2015

Aula 12 - A literatura como revelação da situação clínica - 24/06/2015

 

 
   
Home | Nosso atendimento | . | EFT | . |  Fale conosco | SitePx