contato
contato
contato
Busca por:
Carrinho de compras:
0
R$ 0,00

pagamento

Áreas selecionadas

 AT (Acomp. Terapêutico.)



 Informativo
Se você gostou da proposta de nossa livraria e deseja receber nossos informativos por email escreva para: atendimento@livrariaresposta.com.br

 Indicações
Você pode colaborar conosco indicando seus colegas e amigos para receberem nossos informativos clicando aqui.
 
Título: CURSO COMPLETO - Atendimento clínico em Psicoterapia: Raízes, influências, possibilidades e perspectivas  
 
 


  CURSO COMPLETO - Atendimento clínico em Psicoterapia: Raízes, influências, possibilidades e perspectivas - Curso completo em 13 aulas, ministrado em 2016

Autor(es): Gilberto Safra

Editora: Instituto Sobornost (a obra de Gilberto Safra)

Área(s): 

livreto (4 pág.) + 13 CDs em MP3

Preço: R$ 449,00

  Disponibilidade: envio em 2 dias úteis + prazo do frete

Descrição:

Curso completo em 13 aulas, ministrado em 2016
Gravado em 13 CDs de áudio MP3, acondicionados em um prático fichário.



Mensagem da Dra. Sonia Novinsky sobre este curso

Com prazer apresento a vocês mais um curso do professor Gilberto Safra. Primeiro quero compartilhar com vocês o encanto que sempre sinto quando ouço um curso do Gilberto sobre clínica. Há trinta anos que ele nos fala do que é a atividade clínica e sempre nos surpreende com um novo olhar, uma nova postura, que ampliam sem refutar o que antes nos havia dito.

Para Gilberto a clínica extrapola em muito o que se passa nas quatro paredes de um consultório. A clínica é uma postura frente à vida, frente ao outro. Clínica é diálogo, é atenção ao outro, é a possibilidade de ajuda, de se surpreender com o outro, de receber a singularidade absoluta do outro e ao mesmo tempo o que este ser humano ao nosso lado nos ensina sobre  a condição humana.

Na clinica não se trata de um paciente e um terapeuta no sentido tradicional do termo, mas duas pessoas que experienciam de modo integral em todas suas dimensões a dádiva de estar junto, em comunidade de destino. Qual a antropologia e a epistemologia da visão clinica de Gilberto? Ele explicita estas fundações neste curso. Só uma clínica que respeite os fundamentos do humano pode ser ética, exigência extremamente importante pra atividade clinica particularmente no momento atual.

Este curso contém a  explicitação de Gilberto sobre a importância da História, do diálogo e da assistência que conduzem até a clínica contemporânea. Porque sabemos que toda clínica é devedora do momento histórico em que acontece.

A riqueza deste curso está também presente no chamado que Gilberto faz aos escritores, poetas romancistas para que possamos lapidar nossa escuta, encontrando a ontologia e a teleologia dos nossos pacientes como encontramos nas obras literárias.

E, finalmente, Gilberto se debruça sobre as principais escolas da psicologia clínica, desde Freud, para que possamos compreender os caminhos percorridos por esta disciplina até aqui, os compromissos assumidos em relaçãoà condição humana, a contribuição singular de cada grande teórico e clínico.

Aproveitem muito este curso! Para a clinica e para a vida!


Trecho inicial da aula 1
– Pelo Prof. Gilberto Safra

Vou apresentar para vocês  a Psicologia Clínica através de uma evolução das concepções presentes no seu campo desde a antiguidade até a idade atual. A razão porque sempre me pareceu  importante apresentar nesta vertente histórica é decorrente do fato que ela nos possibilidade perceber a emergência de determinadas concepções em determinadas épocas, o que auxilia que nós possamos ter um posicionamento mais critico diante daquilo que é produzido ao longo do tempo. Na medida  em que nós tratamos do ser humano que por ser em si mesmo um ser histórico, as diferentes vicissitudes da história afetam de maneira  contundente a organização do subjetivo do ser humano.  Nesse sentido vamos poder observar que determinadas concepções emergem sobre um conhecimento antropológico do ser humano. Mas elas emergem também um tanto quanto informadas pelos atravessamentos que a subjetividade humana vai vivendo a cada momento da história. Então é importante que possamos ter uma visão histórica, uma visão crítica, que possa perceber que as ideias são datadas e que o campo da psicologia clinica é um campo que, pela sua própria natureza, pelo seu próprio Ethos, exige que o clínico seja sempre investigador,,seja sempre um pesquisador. Nas outras áreas da ciência nós temos muitas vezes a formação de técnicos  dentro das universidades, na pós- graduações, e vamos ter a formação de pesquisadores que vão aprender o desenvolvimento de  determinadas tecnologias para produzir o pensamento científico Mas no campo da Psicologia Clínica não há a possibilidade de se estar diante de alguém sem que se estejamos numa posição contínua de abertura ao novo, de perspectiva de pesquisa. Todas as ciências buscam apresentar conhecimentos universais, verdades universais, que possam ser resistentes ao tempo e que possam constituir um sabe e, quem sabe ,uma técnica para atuar no campo daquela ciência. No entanto, na Psicologia Clínica nós lidamos com singularidades. As pessoas que estão diante de nós não são homens universais. Elas são seres singulares. Elas têm uma história, elas tem uma biografia que as atravessa e as constitui. E então eu posso ter um conhecimento universal que seja muito mais de modelos de compreensão do que uma verdade a respeito desta pessoa. É por essa razão que se estou diante desta pessoa eu preciso estar num posição referida aos modelos que de alguma maneira integram e constituem um certo saber no campo da Psicologia clínica e de como se  conduz um processo clínico. Mas um posicionamento tal que me permita conhecer a singularidade desta pessoa, sua biografia peculiar. Portanto toda ciência que possamos ter adquirido através dos anos, precisa ser reposicionada diante desta nova pessoa que eu encontro. Isso é não só uma demanda epistemológica, mas uma demanda ética.


_________________________________________________________________

AULAS DO CURSO

Aula 1 - Fundamentos do campo da Psicologia Clínica  -  23/02/2016
Aula 2 - Perspectivas na constituição do psíquico  -  02/03/2016
Aula 3 - Atendimento clínico e cuidado de si:  raízes gregas - 09/03/2016
Aula 4 - Atendimento clínico e cuidado de si:  raízes judaicas - 16/03/2016
Aula 5 - Atendimento clínico e cuidado de si:  raízes cristãs - 30/03/2016
Aula 6 - Atendimento clínico:  raízes islâmicas - 06/04/2016
Aula 7 - Atendimento clínico:  raízes budistas - 13/04/2016
Aula 8 – Temporalidades, subjetividades, literatura - 20/04/2016
Aula 9 – Atendimento clínico e literatura : Carlos Drummond de Andrade  - 27/04/2016
Aula 10– Atendimento clínico e literatura : Guimarães Rosa  - 04/05/2016
Aula 11– Da angustia em direção à ansiedade: o horizonte do devir - 11/05/2016
Aula 12– Perspectivas  históricas da constituição da situação clinica : parte 1 - 10/08/2016
Aula 13– Perspectivas  históricas da constituição da situação clinica : parte 2 - 17/08/2016

 

 
   
Home | Nosso atendimento | Editoras, autores, professores, instituições | . | EFT | . |  Fale conosco | SitePx