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Título: CURSO COMPLETO - Ser Finito e Ser Eterno  
 
 


  CURSO COMPLETO - Ser Finito e Ser Eterno - A contribuição da fenomenologia para a clínica contemporânea

Autor(es): Gilberto Safra

Editora: Instituto Sobornost (a obra de Gilberto Safra)

Série(s): Contribuições dos filósofos para a prática clínica, Cursos completos de Gilberto Safra

11 DVDs

Preço: R$ 440,00

  Disponibilidade: envio em 2 dias úteis + prazo do frete

Descrição:

A importância deste curso para a clínica.

Este curso se baseia em alguns conceitos  de Edith Stein presentes nos livros: Ser Finito e Ser Eterno, Conhecimen
to e Fé e Phenomenological Psychology.
 


Este curso foi ministrado durante todo o ano de 2003, e é o primeiro em que o Prof. Gilberto procura fundamentar seu próprio pensamento na visão fenomenológica e antropológica de Edith Stein. E, paralelamente, a cada momento, tirar as conseqüências para a prática clínica do pensamento da autora. Nos diz Gilberto: Edith tem passagens que são quase winnicottianas, não usa a palavra holding, mas fala de sustentação.

No início do curso
Gilberto nos conta um pouco sobre a biografia de Edith, sua infância judaica, seu contato com Husserl, sua conversão após a leitura de Santa Teresa, seu ingresso no convento carmelita e os efeitos da perseguição nazista aos judeus sobre a freira Edith. A madre superiora de Edith a transfere para outro convento carmelita na Holanda, para tentar que ela escape do nazismo. O Reich havia prometido não perseguir os judeus convertidos que estavam em monastérios. Mas essa promessa jamais foi cumprida. Quando os nazistas chegaram ao convento onde estavam Edith e sua irmã Rosa, ela diz, ao ser presa: nós temos que fazer isso pelo nosso povo. No campo de concentração, a postura de Edith é sempre de cuidar das crianças. Enviadas a Auschwitz, Edith e Rosa morrem na câmara de gás. Há poucos anos Edith foi canonizada como Santa Teresa Benedita, seu nome no Carmelo.

Neste curso Gilberto nos dá um panorama da obra da autora que, nos seus primeiros trabalhos (o livro Conhecimento e Fé), coteja Husserl e São Tomás de Aquino. Safra também se detém na tese de doutorado de Edith sobre empatia, conceito essencial para a clínica que ele vai propor.

O trabalho de Edith é interessante para a clínica em vários sentidos. Já lançamos um curso sobre Edith (baseado no livro A estrutura da Pessoa Humana) em que o conceito de pessoa é estudado e sua importância para a clínica fica bastante evidenciada, a ponto de sobrepujar o conceito de Self.

Veremos também nestas aulas como Edith lança as bases para um estudo rigoroso da psicologia da religião. Seu trabalho sobre o sentido do Ser é importante para a clínica da pessoa humana. A fenomenologia e o estudo sobre São Tomás a levaram a defender uma posição clara: é necessário estudar com rigor o pensamento religioso. Isto implica uma ruptura com a idéia de religiosidade e teologia, já que a filosofia e a ciência preferiam o caminho dos fatos empíricos. Com as ciências modernas a razão humana é a medida a partir da qual os fatos são conhecidos, não há mais religião e o sentimento religioso e a fé são considerados não científicos e não filosóficos. Já Edith advoga outra posição: ela desenvolve uma metodologia para abordar rigorosamente a religiosidade.

Ser Finito e Ser eterno é uma obra de maturidade de Edith e será profundamente estudada neste curso: isto é, a questão do Ser a partir de três perspectivas fundamentais: 1) a partir da fenomenologia husserliana; 2) a partir das colocações de Tomás de Aquino; 3) a partir dos trabalhos de Dionísio Aeropagita. (esta obra magistral está disponível na Livraria Resposta, neste link).

Na Fenomenologia temos uma investigação a respeito do Ser, cujo método é a possibilidade de descrever, apresentar e observar o que se apresenta à consciência.
Por outro lado Edith se alinha à perspectiva de São Tomás, na medida em que faz toda uma discussão inicial, mostrando como o pensamento filosófico se desenvolve num determinado momento em que se decide fazer uma ruptura com a teologia. Edith considera importantes as questões teológicas na filosofia, para colocá-las sob investigação. A ciência e a filosofia devem ocupar-se de diferentes temas e é importante que se debrucem também sobre as questões teológicas.

Finalmente estudaremos com Gilberto a posição de Dionísio Aeropagita que nos apresenta duas possibilidades de conhecimento teológico: a teologia afirmativa e a teologia negativa. Todo mundo criado é o desdobramento do ser primeiro (teologia afirmativa), isto é, todo criado revelaria algo da faceta do divino. Cada coisa pode revelar, ser metáfora de qualidades do divino. E a teologia negativa faz o trabalho inverso, ir conhecendo o divino a partir da negação. Cada coisa revela algo do divino, mas para chegar ao divino preciso negar cada etapa, pois o divino escapa a cada coisa revelada.

Edith decide, através do método fenomenológico e da observação de como o ser se mostra, ir caminhando no sentido de uma ascensão ao ser. Nesta obra Ser finito e Ser externo ela leva o leitor a um caminho em que o convida a acompanhar o percurso que realiza nos desdobramentos do sentidos de ser em direção ao Ser Último ou primeiro Ente. 


AULAS DO CURSO

Aula 1 - 08/04/2003 - DVD DUPLO  - Edith Stein, sua vida e seu aporte à filosofia, à pedagogia e à clínica

Aula 2 - 06/05/2003 - DVD DUPLO  - Experiência vital e essência

 

Aula 3 - 03/06/2003 - DVD DUPLO  - Conhecimento pela razão e inteligência

 

Aula 4  -09/08/2003 - DVD DUPLO  - Introdução ao conceito de eu sou

 

Aula 5 - 09/09/2003 - DVD ÚNICO  - Conceito de hilética


Aula 6 - 07/10/2003 - DVD ÚNICO  - Conceito de Pessoa e Comunidade

 

Aula 7  - 04/11/2003 - DVD ÚNICO  - O eu sou  e o EU SOU


 

 

 
   
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