Página Inicial - Edições Sobornost
 
Conselho Editorial
Prof. Dr. Gilberto Safra - USP e PUC-SP
Prof. Dr. Kleber Duarte Barretto
Profa. Dra. Sonia Novinsky

Diretora do Instituto Sobornost
Profa. Dra. Sonia Novinsky
http://
www.sonianovinsky.com.br

novinskysonia@gmail.com

Colaboradores das Edições Sobornost
        Os livros, DVDs e CDs de Gilberto Safra são oferecidos com
exclusividade por esta loja virtual do Instituto Sobornost e das Edições Sobornost, através do atendimento da Livraria Resposta. PARA BUSCA DE OUTROS TÍTULOS acesse o site da
Livraria Resposta clicando aqui.
Edições
Sobornost
Orientação de estudo ÍNDICE GERAL O que é
Sobornost
Política de
Publicações
Indicação
de colegas
Contato  
Busca na Sobornost: 
O Prof. Dr.
Gilberto Safra
Artigos e resenhas Informativos Sobornost Sugestões do último informativo  
Carrinho de compras:
R$ 0,00

 Cursos Completos
 CURSO COMPLETO DO PROFOCO - Programa de Formação Continuada com o Prof. Gilberto Safra - 11 módulos
 ADOLESCER NO MUNDO CONTEMPORÂNEO - PROFOCO
 Análise Winnicottiana - teoria e técnica
 Ansiedades psicóticas e prevenção
 Antropologia e clínica a partir da ética
 Apresentação de objeto - PROFOCO
 Atendimento clínico em Psicoterapia
 Campo da psicologia clínica: raízes, interfaces e modelos
 Clínica da maturidade
 Clínica do paciente esquizóide, A
 Clínica e a condição humana, A – Por uma Clínica Ética
 CLÍNICA NA RELAÇÃO CONJUGAL - PROFOCO
 Clínica Psicológica - genealogia das matrizes clínicas
 Constituindo o pensamento clínico
 Consultas terapêuticas winnicottianas
 Contratransferência no trabalho analítico e psicoterápico
 Diálogo entre Hannah Arendt e Santo Agostinho
 Diálogos winnicottianos: a contribuição de Clare Winnicott
 Diálogos winnicottianos: a contribuição de Marion Milner
 Diálogos winnicottianos: a contribuição de Masud Khan
 Dialogando com a escola húngara de Psicanálise: o pensamento de Mikhail Balint
 Do handling ao corpo no setting - PROFOCO
 Do holding à sustentação da experiência de si - Entre o ser e o não-ser - PROFOCO
 Do psíquico ao ontológico: um caminho clínico
 ENTROPATIA (empatia) - PROFOCO
 Estrutura da Pessoa Humana: estudo de Edith Stein
 FORMAÇÃO CLÍNICA com Gilberto Safra
 Groddeck, possibilidades e limites
 Hermenêutica na situação clínica
 Homem como ser aberto
 Imagem, transicionalidade e criatividade
 Imaginário na situação clínica
 INTERPRETAÇÃO - PROFOCO
 Investigação psicanalítica de experiências de self: a religiosidade, a espiritualidade, o sagrado e o místico.
 Mística e Clínica - Mestre Eckhart - Sofrimento humano: origens e superação
 Orientando projetos e teses na perspectiva winnicottiana
 Pensamento de Winnicott
 Pesquisa em Ciências Humanas
 Placement - PROFOCO
 Po-ética na Clínica Contemporânea
 Princípios do pensamento clínico
 Processo curativo psicossomático
 PROFOCO 2006 - 4 cursos
 Psicanálise e Psicoterapia: teorias e técnicas
 Psicologia Clínica: fundamentos e métodos
 São João da Cruz: a primazia do amor
 São Máximo, o confessor
 Ser Finito e Ser Eterno
 Simone Weil e as necessidades da alma
 SONHO - PROFOCO
 TOPOGRAFIAS DA INTERIORIDADE - PROFOCO
 TRANSFERÊNCIA - PROFOCO
 Transferência neurótica e transferência psicótica
 Transferência: a evolução do conceito
 Travessias: a pessoa, a clínica e o originário
 Uma clínica não reducionista: contemplando todas as dimensões do ser humano
 Uma clínica para além do psíquico: da realidade ao Real
 Winnicott e a Psicanálise de crianças
 Winnicott, o analista em ação
 .
 .
 
 Cursos compactos de Gilberto Safra
 Cursos completos de Gilberto Safra
 Cursos do Prof. Sergey Khoruzhi
 
 Informativo
Se você gostou da proposta de nossa livraria e deseja receber nossos informativos por email escreva para: atendimento@livrariaresposta.com.br
 
 Indicações
Você pode colaborar conosco indicando seus colegas e amigos para receberem nossos informativos clicando aqui.
 
Título: CURSO COMPLETO - Transferência neurótica e transferência psicótica  
 
 


  CURSO COMPLETO - Transferência neurótica e transferência psicótica - Estudo sobre as contribuições teóricas e clínicas de Margaret Little

Autor(es): Gilberto Safra

Editora: Instituto Sobornost (a obra de Gilberto Safra)

Série(s): Contribuições do Grupo Independente, na visão de Gilberto Safra, Cursos completos de Gilberto Safra

livreto + 11 DVDs

Preço: R$ 440,00

  Disponibilidade: envio em 2 dias úteis + prazo do frete

Descrição:

AULAS DO CURSO

Aula 1:  A resposta do paciente à contratransferência
Aula 2:  A resposta total do analista às necessidades do paciente
Aula 3: A transferência delirante (psicótica)
Aula 4: Apresentação direta da realidade em áreas de delírio
Aula 5: Sobre a Unidade Básica (Indiferenciação total primária)
Aula 6: Transferência em estados borderline
Aula 7: Em direção à saúde mental: cuidados maternos precoces

A importância deste curso para a clínica.

Este curso se baseia na exposição e discussão de alguns artigos de uma coletânea de M. Little publicados em um livro cujo titulo é Transference Neurosis and Transference Psychosis, Ed. Aronson (sem tradução para o português.

As primeiras 5 aulas se referem à parte 1 do livro citado, que leva o mesmo titulo do livro. A aula 6 se refere a um capitulo da parte 2 do livro (Expansão teórica e técnica) e a aula 7 se refere a um capítulo da parte 3 do mesmo livro (Expansão para áreas mais gerais).

A publicação deste curso do Prof. Gilkberto Safra, na íntegra,  vem complementar a publicação do curso Ansiedades Psicóticas e Prevenção. Neste último se discutiu a  análise de Margareth Little por Winnicott, tal como a paciente pôde refletir sobre ela. E no curso Transferência neurótica e transferência psicótica  temos uma paciente psicótica que é também analista, refletindo sobre as diferenças entre a transferência neurótica e a transferência psicótica em seus múltiplos aspectos, teóricos e clínicos. Temos um belo exemplo de como as questões biográficas se convertem em elementos que orientam a vocação do paciente. Na primeira aula se coloca a questão da contratransferência, que será compreendida numa ótica winnicottiana, portanto radicalmente diferente da visão freudiana e kleiniana sobre contratransferência, uma vez que a contratransferência não é vista como atuação do analista mas como a contribuição da subjetividade do analista no trabalho clínico.

Na segunda aula também há uma convergência entre a experiência da analista Little e da paciente Little. Neste artigo, onde "R" simboliza a Resposta do analista, vemos com clareza a posição de Little como representante do grupo independente. Isto é, ela nos mostra a importância clínica do conceito de necessidade do paciente que precisa de uma resposta total do analista, contrapondo-se à psicanálise tradicional, que trabalhava prioritariamente com o conceito de desejo.

Na terceira aula é introduzido o importante conceito de Unidade Básica. Gilberto pondera que o artigo discutido nesta aula (Transferência delirante) é interessante pois  "neste artigo nós temos M. Little apresentando facetas originais, mas tendendo a chamar fenômenos absolutamente originais com nomes antigos". (G.Safra). Neste artigo ainda vamos encontrar temas que foram experienciados por Little na análise com Winnicott. E, nas palavras de G. Safra: "é como se ela não chegasse a se dar conta do parentesco do que ela aborda com o que Winnicott propõe."

Na quarta aula voltamos ao tema da Unidade Básica, que se refere à áreas primárias da constituição do self, de indiferenciação mãe-bebê. Little vai refletir (dialogando com Winnicott) sobre a questão da falta, a questão do anseio por este estado de indiferenciação e sua relação com áreas delirantes da personalidade. Estas áreas delirantes serão encontradas principalmente nos pacientes borderline.

Na quinta aula Gilberto analisa um capítulo em que Little aborda o conceito de Unidade Básica com muito mais vigor, muito mais clareza conceitual, e em que mostra a importância dos acontecimentos corporais. "Inclusive vai recolher os princípios fundamentais que ela havia apresentado nos capítulos anteriores sobre a técnica."
(G. Safra).

Na sexta aula o foco será o paciente borderline. Como em todos os artigos deste livro, há sempre um caso clínico sendo exposto. Neste caso,  Margaret Little observava  que nos momentos em que havia no campo transferencial a ameaça de perda ou separação, o que a paciente borderline fazia era arranhar o divã.

Na sétima aula, finalmente, temos uma exposição sobre as condições da saúde mental e as necessidades dos cuidados maternos primitivos. Gilberto nos convida nesta aula a comparar a posição em relação a este tema de Little e Winnicott.

 

 

 
   
Home | Informações técnicas sobre os DVDs e CDs | Nosso atendimento: formas de pagamento, opções de frete e prazos |  Fale conosco | SitePx