Do handling ao corpo no setting - A corporeidade humana a partir de uma perspectiva ética - PROFOCO - Programa de Formação Continuada - MÓDULO 3
Autor(es): Gilberto Safra
Editora: Instituto Sobornost (a obra de Gilberto Safra)
Série(s): PROFOCO - Programa de Formação Continuada com o Prof. Gilberto Safra
livreto + 2 DVDs
Preço: R$ 145,00
Disponibilidade: envio em 2 dias úteis + prazo do frete
Descrição:
Curso ministrado no Instituto Sobornost, em São Paulo, em agosto de 2006.
São 2 DVDs da parte teórica: 2 horas e 7 minutos + 1 Livreto 4 págs.
Conteúdo do curso (segundo Gilberto Safra):
Winnicott não só enfatizou a importância da presença psicossomática do analista, mas também foi o autor que abriu a compreensão para a importância da materialidade na situação clínica. Na clínica contemporânea é fundamental que o analista possa acolher a corporeidade do analisando no setting, sem que isso signifique fazer terapia corporal, pois é habitual nos modos de subjetivação na atualidade o corpo aparecer como objetificado e fora de si mesmo. O espaço e a materialidade do setting no manejo clínico revelam-se como facetas fundamentais para que a corporeidade do analisando possa estar integrada ao trabalho clínico. Paralelamente, discuti os modos como a corporeidade do analisando e do analista aparecem na sessão pelas imagens de corpo que se desenham na linguagem utilizada por ambos.
ARTIGO sobre este módulo do PROFOCO 2006
A corporeidade humana a partir de uma perspectiva ética.
Por Sonia Novinsky
O PROFOCO, Programa de Formação Continuada com o Prof. Gilberto Safra, compreende 11 módulos de estudo, que foram apresentados em cursos ao vivo entre 2006 e 2010 . Esses módulos são oferecidos em DVD para aquisição um a um e agora estão também reunidos num único conjunto de DVDs, oferecido em dois fichários e 11 livretos introdutórios.
A perspectiva didática que fundamenta o PROFOCO, segundo o Prof. Gilberto Safra
A situação clínica é fundamentalmente aberta à singularidade de cada paciente, que por sua vez traz por meio de seu sofrimento e de seu adoecimento notícias das condições do mundo. Isto significa que o analista ou terapeuta precisa estar continuamente aberto ao inédito, investigando o que os analisandos lhe revelam sobre si mesmos e sobre o mal estar no mundo, para poder adequar o seu trabalho à situação clínica que está conduzindo.
Em minha visão, o clínico, como aliás todo profissional ligado às ciências humanas, necessita estar continuamente investigando e refletindo sobre a condição humana, para poder reinventar sua prática em sintonia com os problemas de seu tempo.
O Programa de Formação Continuada (PROFOCO) busca propor um espaço de pesquisa, estudo e reflexão sobre o sofrimento humano e a prática clínica, tendo em vista essas questões.
Ou seja, não se trata de fundar um programa de formação no final do qual o participante recebesse um certificado conclusivo, que supostamente atestaria uma formação.
Ao contrário, o PROFOCO abordaremos vários para estudo e reflexão, a fim de assinalar que o lugar do clínico é um lugar de investigação e de formação permanente. Ser clínico é estar aberto ao novo, em reflexão crítica sobre os problemas de seu tempo que afetam a condição humana.
Para ver o CURSO COMPLETO do PROFOCO, em 11 módulos, acesse aqui.
Para ver o conteúdo de cada um dos 11 módulos, acesse os links abaixo: |