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Título: CURSO COMPLETO - A clínica e a condição humana – Por uma Clínica Ética  
 
 


  CURSO COMPLETO - A clínica e a condição humana – Por uma Clínica Ética - 14 aulas gravadas em CD de áudio MP3 embalados num prático fichário

Autor(es): Gilberto Safra

Editora: Instituto Sobornost (a obra de Gilberto Safra)

Série(s): Cursos completos de Gilberto Safra, Visão Clínica de Gilberto Safra

livreto (4 pág.) + 7 CDs de áudio MP

Preço: R$ 398,00

  Disponibilidade: envio em 2 dias úteis + prazo do frete

Descrição:


SOBRE ESTE CURSO


Este curso pensa os pressupostos antropológicos das diferentes abordagens clínicas, inclusive das religiões, que podem ser vistas como precursoras das teorias clínicas. No primeiro módulo deste curso, Gilberto Safra desvela sua própria concepção antropológica, que afetará de modo radical sua teoria sobre a clínica e consequentemente impactará a experiência clinica de analista e paciente.
Este curso já é clínico no sentido de que usará a voz de escritores e poetas para afinar e apurar a escuta clínica dos estudantes. Simultaneamente se poderá desvelar a visão autores em literatura e poesia sobre adoecimento e cura,  intimamente ligada à visão de ser humano, de sua origem e do seu sentido de vida. Finalmente este curso oferecerá também o desvelamento das concepções antropológicas das grandes teorias clínicas, mostrando como a conduta clínica é impactada pela visão da condição humana. Desta forma o curso é ao mesmo tempo uma exposição de teorias e uma aplicação da visão clínica de Gilberto Safra às próprias escolas psicanalíticas, às tradições espirituais e religiosas e à arte. Ao mesmo tempo as formulações são nutrições teóricas para o estudo do clínico e são vozes que se pode ouvir como se precisa ouvir um paciente que formula sua visão de condição humana, de origem e de sentido da vida.


RELAÇÃO COMPLETA DAS AULAS DO CURSO


Aula 1 – O modo de ser humano:fundamentos da Psicologia Clínica – 02/03/2011
Aula 2  -Constituição do ser humano: nós, eu, tu, ele. - 23/03/2011
Aula 3 – Condição humana: sentido, saber e conhecer – 30/03/2011
Aula 4  - Condição humana: confiabilidade e compadecimento. - 06/04/2011
Aula 5 – Dinamismos de socialização: em direção à cultura – 13/04/2011
Aula 6  - Tarefas fundamentais do ser humano na puberdade e na adolescência - 27/04/2011
Aula 7: Vértice antropológico subjacente às teorias: a perspectiva cristã – 04/05/2011
Aula 8: A unidade e a transcendência: princípios de uma ética judaica – 11/05/2011
Aula 9: Islã: a condição humana e trajetória em direção à sanidade – 18/05/2011
Aula 10: A condição humana em Dostoievski: a beleza salvará o mundo – 25/05/2011
Aula 11: Princípios do pensamento freudiano: nascimento de uma clínica – 01/06/2011
Aula 12: Desdobramentos em Psicanálise: o vértice de Ferenczy e o de Jung – 08/06/2011
Aula 13: Segunda geração de analistas: Klein e Winnicott – 15/06/2011
Aula 14: Perspectivas do pensamento bioniano e lacaniano – 22/06/2011



Trecho inicial da aula 1

A disciplina que ora inicio apresenta o campo da psicologia clínica. O curso terá quatro módulos. No primeiro módulo falaremos sobre a condição humana de um ponto de vista fenomenológico. No segundo módulo vamos estudar as concepções de ser humano e adoecimento e cura nas principais religiões da humanidade. No terceiro módulo vamos estudar alguns autores de literatura, vamos ver como o ser humano é abordado por estes autores em literatura, que está integrada à maneira como estes autores abordam o ser humano e também a certas compreensões sobre o adoecimento humano. E por fim, no quarto módulo, vamos ver como as diferentes tradições e concepções reaparecem no campo científico, constituindo linhas e abordagens, escolas de compreensão da psicologia clinica. Este é um campo amplo que é abordado por diferentes escolas. Cada uma esposa uma visão do ser humano. Para fazer este percurso vamos iniciar estudando a condição humana de um ponto de vista fenomenológico, para ver como diferentes áreas tratam e teorizam sobre o ser humano. Sempre é bastante importante que tenhamos consciência que subjacentes às diferentes visões de psicologia clínica, há concepções antropológicas. Diferentes escolas tem diferentes concepções antropológicas. Nem sempre ao se estudar uma teoria se tem clareza de qual visão antropológica estamos aceitando. Neste sentido isto se torna fundamental para que possamos compreender este campo e atuar clinicamente. Na atualidade já se conhece que as diferentes teorizações sobre o ser humano produzem efeitos secundários. Uma teoria não é inócua, ela faz um mapeamento do ser humano, traz um  certo sistema conceitual e se utilizarmos essa teoria como um referente para nossa atuação clínica, podemos observar que esta concepção teórica produz efeitos na pessoa com que estamos trabalhando. Uma teoria não é só um sistema intelectual sobre o ser humano. Na medida que esta concepção teórica  orienta nossa ação clínica e nossas intervenções, ela afeta de forma definitiva o modo como a pessoa é encarada, abordada. Enfim, produz efeitos.  Que visão de ser humano temos quando estamos trabalhando?


 
   
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