contato
contato
contato
Busca por:
Carrinho de compras:
0
R$ 0,00

pagamento

Áreas selecionadas

 AT (Acomp. Terapêutico.)



 Informativo
Se você gostou da proposta de nossa livraria e deseja receber nossos informativos por email escreva para: atendimento@livrariaresposta.com.br

 Indicações
Você pode colaborar conosco indicando seus colegas e amigos para receberem nossos informativos clicando aqui.
 
 Nossa inspiração
 

A Livraria Resposta se inspira na Livraria Jaraguá.

Nas décadas de 40 e 50, em São Paulo, a Livraria Jaraguá, fundada por Alfredo Mesquita, era o ponto de encontro da intelectualidade. Ali, na livraria da Rua Marconi, podiam ser encontrados aqueles livros que, por sua importância para a cultura, eram recomendados pelo próprio Alfredo e pelo grupo de jovens intelectuais que o cercava. A revista Clima, fundada por Alfredo e seu grupo de amigos, tinha seu ponto de encontro na Jaraguá. Ali foi fundada também a revista Teatro Brasileiro. (fotos abaixo)

Como então a Jaraguá, mas agora no mundo virtual, a Livraria Resposta recomenda e dá destaque aos títulos que considera como realmente importantes para a cultura e para a ciência contemporâneas. Para fazer esta seleção a livraria conta com a ajuda de um amplo grupo de intelectuais e amigos, das diversas áreas que aborda a livraria, em especial as de ciências humanas e medicina e saúde.


"O ponto de encontro da inteligência com a sensibilidade"


Ao adotar este conceito, a Livraria Resposta não apenas retoma a idéia e o espírito da livraria de Alfredo Mesquita mas presta uma homenagem a este homem que teve notável papel na cultura brasileira, muito especialmente no teatro brasileiro, do qual, segundo Antunes Filho, ele foi o verdadeiro pai. Saiba mais sobre a Proposta de Livraria Resposta.



O grupo de editores da revista Clima. Na frente, da esquerda para a direita, Alfredo Mesquita, Antonio Candido Mello e Souza e Lourival Gomes Machado. Atrás, Antonio Branco Lefèvre, Décio Almeida Prado, Paulo Emílio Salles Gomes e Roberto Pinto de Souza.

Muitos outros intelectuais de renome colaboraram para a revista, entre os quais Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Ruy Coelho, Almeida Salles, Alberto Soares de Almeida, Alvaro Bittencourt, Anatol Rosenfeld, Cícero Christiano de Souza, Gilda Moraes Rocha (depois Mello e Souza, por casamento com Antonio Candido), Dorothy Fineberg Lefèvre, Afrânio Zuccolotto, Marcello Damy de Souza Santos, Oswaldo Goedi e o fundador do modernismo brasileiro, Mario de Andrade. Oswald de Andrade, um pouco mais velho e sempre irreverente, chamava o grupo de Clima de "os chato boys"... Carlos Lacerda, que depois se tornou político e governador da Guanabara, também fazia parte do grupo.


Artigo de Silvio Lefèvre sobre a revista Clima publicado no caderno Ilustríssima do jornal Folha de São Paulo:

Folha de S.Paulo - Ilustríssima - Um médico entre os chato-boys da revista "Clima" - 23/10/2016


 
   
Home | Nosso atendimento | . | EFT | . |  Fale conosco | SitePx