contato
contato
contato
Busca por:
Carrinho de compras:
0
R$ 0,00

pagamento

Áreas selecionadas

 AT (Acomp. Terapêutico.)



 Informativo
Se você gostou da proposta de nossa livraria e deseja receber nossos informativos por email escreva para: atendimento@livrariaresposta.com.br

 Indicações
Você pode colaborar conosco indicando seus colegas e amigos para receberem nossos informativos clicando aqui.
 

Livro: Que todo professor precisa saber sobre neurologia, O

 
 
 
Livro: Que todo professor precisa saber sobre neurologia, O

 

Que todo professor precisa saber sobre neurologia, O

- Desafios da inclusão das crianças com necessidades especiais
Autor(es): 

Vicente José Assencio-Ferreira

Editora:  .Pulso Editorial
Área(s): 

ISBN: 8589892093


Páginas:120 pág.


Preço: R$ 40,00
  Disponibilidade: Por encomenda - envio estimado em 15 dias úteis + prazo do frete

Obs: sujeito a disponibilidade de estoque em nossos fornecedores.

Para localizar livros com prazo de envio bem curtos sobre o tema deste livro, faça uma busca por palavra-chave no campo acima .


Descrição:

O conhecimento prévio sobre a neurologia e suas possíveis deficiências ajuda o professor no desenvolvimento cognitivo do indivíduo especial. Para tanto, "O que todo professor precisa saber sobre neurologia" cede as bases do Sistema Nervoso Central, explicando o neurônio, o córtex cerebral e a Unidade Motora. O autor Vicente Assencio-Ferreira apresenta o processo estímulo-resposta e fornece a constituição muscular e as contrações Isotônicas e Isométricas.

 

A linguagem é composta de símbolos sonoros e gráficos, que são entendidos conforme a percepção; o livro a divide em semântica, fonológica e sintática, descrevendo cada uma delas. Os centros cerebrais que comandam a linguagem encontram-se, em 98% da população, no Hemisfério Central Esquerdo; a obra mostra qual região do cérebro sofre estímulo nos atos de falar e escrever e como ocorre o processo de audição e compreensão da mensagem. Ao explicar como o ser humano aprende a ler e escrever, o autor relata que qualquer falha no Sistema Nervoso compromete a aprendizagem. Dada a dificuldade de perceber certas lesões cerebrais no exame neurológico, o livro indica outros métodos na identificação de disfunções.

 

A Dislexia é um distúrbio de linguagem hereditário e com graus de intensidade; só pode ser percebido quando a criança inicia o processo de alfabetização. Em acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o livro expõe as características da disfunção em três fases de desenvolvimento – Pré-Escolar, Idade Escolar e Adulto. Vicente Assencio-Ferreira conta, ainda, o que é normal, do ponto de vista da aprendizagem, em diferentes faixas etárias, e o que classifica a criança como disléxica.

 

Depois de relacionar o córtex cerebral, o déficit de atenção e a hiperatividade com o comprometimento da aprendizagem, o livro aborda a Epilepsia. O autor explica que nem todos que apresentam essa descarga neuronal incontrolável são epiléticos; algumas situações corroboram para as crises. A Epilepsia é classificada conforme o comprometimento da consciência e de acordo com abalos musculares; além de definir cada uma delas, o livro preocupa-se em desmistificar a Epilepsia, quebrando estigmas que prejudicam ainda mais o paciente.

 

Em capítulo especial, Vânia Savastano Ferri empresta seu conhecimento para realçar a importância do educador no processo de transferência de vínculos da criança que vai pela primeira vez à escola. A psicóloga explica patologias psíquicas que comprometem o rendimento escolar e abre caminhos ao tratamento eficaz.

 

Sobretudo, "O que todo professor precisa saber sobre neurologia" acredita que através da inclusão, algumas barreiras fisiológicas são quebradas e inúmeras outras sociais são suprimidas.

 

 

Sumário

 

Capítulo I – O Sistema Nervoso Central

O Neurônio

Neurofisiologia do Movimento

O Córtex Cerebral

As Funções e Vias de Associação do Córtex Cerebral

A Química do Comportamento

Referências Bibliográficas

Capítulo II – Anatomia da linguagem

A Linguagem e o Hemisfério Dominante

Fala e Fonação

Escrita

Ouvindo e Entendendo a Fala

Aprendendo a Ler e Escrever

Bibliografia Complementar

Capítulo III – Dislexia

Definição

Como Reconhecer uma Criança Disléxica?

Classificação das Dislexias

O que Fazer para Ajudar o Disléxico

Bibliografia Complementar

Anexo 1 - Para um Diagnóstico Informal da Dislexia

Capítulo IV – A Criança Hiperativa

Como o Sistema Nervoso Central "Impede" a Hiperatividade

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

Diagnóstico do TDAH

Bibliografia Complementar

Capítulo V – Epilepsia

Introdução

Arte, Poder, Epilepsia

Definição

Exames

Tratamento

Distúrbios Associados à Epilepsia

Efeitos Indesejáveis das Drogas Antiepilépticas

Bibliografia Complementar

Capítulo VI – Distúrbios Emocionais em Escolares

Adaptação

Fobia Escolar

Síndrome do Déficit de Atenção/Hiperatividade

Agressividade

Bibliografia Complementar

Capítulo VII – Algumas Síndromes Neurológicas

Síndrome de Gilles de la Tourette

Neurocisticercose

Neurofibromatose

Autismo

Síndromes Genéticas


VEJA O MAIS RECENTE INFORMATIVO DA NOSSA LIVRARIA, COM OS LANÇAMENTOS RECOMENDADOS


E VEJA TAMBÉM OS LIVROS RECOMENDADOS, QUE TEMOS EM ESTOQUE PARA ENVIO IMEDIATO



E VEJA AQUI TODOS OS LANÇAMENTOS DO GRUPO A (medicina, área psi, educação)

E veja também logo abaixo os titulos recomendados dessas editoras parceiras preferenciais da Livraria Resposta (TODOS PARA ENVIO IMEDIATO)

IDÉIAS E LETRAS    PULSO EDITORIAL    VIEIRA & LENT     SBPSP - SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICANÁLISE - SP     RESPOSTA EDITORIAL


Veja os lançamentos e todo o acervo do Prof. Gilberto Safra no site do Instituto Sobornost

 
Livro: Que todo professor precisa saber sobre neurologia, O  
 
 
   
Home | Nosso atendimento | . | EFT | . |  Fale conosco | SitePx