contato
contato
contato
Busca por:
Carrinho de compras:
0
R$ 0,00

pagamento

Áreas selecionadas

 Arquitetura

 Artes

 AT (Acomp. Terapêutico.)

 Biografia

 Ciências

 Ciências Sociais / Política

 Culinária

 Desenvolvimento pessoal

 Desenvolvimento profissional

 Espiritualidade

 Filosofia

 Guias

 História

 Infanto-Juvenil

 Informática

 Letras / Literatura

 Marketing / Administração

 Medicina / Saúde

 Metodologia

 Pedagogia / Psicoped.

 Psicologia / Psicanálise

 Revistas-livro (humanas)

 Temas judaicos



 Informativo
Se você gostou da proposta de nossa livraria, preencha seus dados no espaço abaixo para receber nossos informativos.
Nome: 
E-mail: 
Código: 
Código de validação:
     
*Considerar as Letras em caixa alta
 

 Indicações
Você pode colaborar conosco indicando seus colegas e amigos para receberem nossos informativos clicando aqui.
 

Título: Síntese do percurso de Edith e conclusões

 
 
 
Livro: Síntese do percurso de Edith e conclusões

 

Síntese do percurso de Edith e conclusões

- Aula 5 do CURSO COMPLETO: Antropologia e clínica a partir da ética
Autor(es): 

Gilberto Safra

Editora:  .Sobornost
Área(s): 

Psicologia / Psicanálise, Filosofia, Espiritualidade


Páginas:livreto + 2 DVDs


Preço: R$ 49,00
  Disponibilidade: envio em 2 dias úteis + prazo do frete


Descrição:

Aquisição avulsa da aula 5 do CURSO COMPLETO: Antropologia e clínica a partir da ética - A dimensão suprapessoal da pessoa: o registro comunitário
Ministrado em 2007 no LET -Laboratório de Estudos da Transicionalidade.


Para analisar a possibilidade de aquisição do CURSO COMPLETO, clique aqui: http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=1896



A importância deste curso para a clínica.

No curso dos anos anteriores sobre a Estrutura da Pessoa Humana, de Edith Stein (vide Curso completo do LET 2005/2006), obra essencial para se compreender a antropologia que funda uma clínica baseada na ética, estudamos as conexões do homem com todos os reinos da natureza (mineral, vegetal e  animal). Estudamos também a alma e suas diferentes facetas: espirituais e  enraizadas na corporeidade. Estudamos também o espírito humano, isto é,  o Homem como abertura ao existente, ao sentido, à totalidade, à infinitude. O Ser humano se assenta em si e sái de si em direção ao outro e nada do si mesmo se perde neste trajeto. Vimos como Edith elege o sopro como metáfora do espírito: ambos são instáveis e ligeiros

Nesses dois anos estudamos também as experiências hiléticas: a corporeidade, quando frente às coisas é afetada pelos sentidos inerentes às coisas mesmas (não se trata de uma projeção). O Ser está aberto aos sentidos das coisas mesmas: desvelamento do registro poético da relação do homem com o mundo. O sentido das coisas possibilita a  criação de metáforas. O Ser humano, num registro constitutivo (não só diante do outro), na estrutura da sua pessoa tem a presença do outro. Temos uma abertura originária para o outro.  Neste sentido o social não é um agregado ao individual. Não há indivíduo sem o outro, sem o social: o social não é derivado de uma constituição individual.

O curso deste ano (2007), que finaliza a leitura do livro A estrutura da pessoa humana,  vai se dedicar a esta relação originária do si mesmo com o outro.

A pessoa só pode ser pessoa porque nasce entre outros, aberta para o outro.

A tendência a olhar o ser humano como ser isolado é mera abstração, abordagem racionalista, não como ele acontece e se apresenta. Em cada ser humano, na sua interioridade, está o outro. O si mesmo é de fato um outro, oferta de um outro, o eu nasce do rosto materno. Subjacente ao eu está o outro como elemento fundante.

Qualquer posição ocupada no mundo social implica não só um papel ou função, mas  implica um certo modo como a pessoalidade se configura. Posições sociais não são  funções que se colam, mas constituem e organizam o modo de ser da pessoa humana. O seu si mesmo adquire assim configuração peculiar.

As diferenças importantes entre associação e comunidade, o que compõe um povo: estes são alguns dos temas relevantes para que uma nova clínica que contempla o homem em toda sua complexidade possa surgir, no lugar de uma clínica derivada de uma psicologia em que a unidade originária é o indivíduo e suas características próprias.

AULAS DO CURSO

Aula 1 - 03/03/2007 - DVD DUPLO - A vida em comunidade (lançada anteriormente, com o mesmo título)

Aula 2 - 14/04/2007 - DVD ÚNICO - Tipos, Comunidade e Associação

Aula 3 - 05/05/2007 - DVD ÚNICO - O povo como comunidade

Aula 4 - 02/06/2007 - DVD ÚNICO - Caráter do povo e experiência de valor

Aula 5 - 11/08/2007 - DVD DUPLO - Síntese do percurso de Edith e conclusões

Para analisar a possibilidade de aquisição do CURSO COMPLETO, clique aqui: http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=1896

 

 

 
Título: Síntese do percurso de Edith e conclusões  
 
 
   
Home | Nosso atendimento | Resposta Eventos - divulgação e captação de inscrições para seu evento | .. | Editoras, autores, professores, instituições | . | . | . |  Site Seguro | Fale conosco | SitePx