contato
contato
contato
Busca por:
Carrinho de compras:
0
R$ 0,00

pagamento

Áreas selecionadas

 AT (Acomp. Terapêutico.)

 Biografia

 Ciências

 Desenvolvimento pessoal

 Desenvolvimento profissional

 Espiritualidade

 Letras / Literatura

 Marketing / Administração

 Medicina / Saúde

 Metodologia

 Pedagogia / Psicoped.

 Psicologia / Psicanálise

 Revistas-livro (humanas)



 Informativo
Se você gostou da proposta de nossa livraria, preencha seus dados no espaço abaixo para receber nossos informativos.
Nome: 
E-mail: 
Código: 
Código de validação:
     
*Considerar as Letras em caixa alta
 

 Indicações
Você pode colaborar conosco indicando seus colegas e amigos para receberem nossos informativos clicando aqui.
 

Livro: Psicologia da aprendizagem

 
 
 
Livro: Psicologia da aprendizagem

 

Psicologia da aprendizagem

- Processos, teorias e contextos.
Autor(es): 

Ana Ignez Belém Lima Nunes, Rosemary do Nascimento Silveira

Editora:  Liber Livro
Área(s): 

Psicologia / Psicanálise, Medicina / Saúde

ISBN: 9788579630378


Páginas:
Preço: R$ 28,00
  Disponibilidade: envio em 9 dias úteis + prazo do frete


Descrição:


A grande expansão de matrícula de educação superior tem revelado que o Brasil ainda enfrenta sérios problemas relativos a livros didáticos para este nível de ensino. Embora a produção acadêmica tenha crescido a olhos vistos, a elaboração de livros e outros materiais para estudantes de graduação e pós-graduação não tem tido o ritmo necessário para suprir em quantidade e qualidade as demandas advindas dos diversos cursos e áreas de interesse.

É nesse contexto que se insere a Coleção Formar cuja finalidade é contribuir para a socialização de conhecimentos necessários à formação de profissionais de educação e de outras áreas das humanidades. A iniciativa é fruto do esforço de diversas instituições e pesquisadores que vêm se dedicando a estudos, pesquisas e reflexões acerca da formação de nível superior no Brasil, bem como aos conteúdos imprescindíveis para assegurar um substrato teórico que possibilite ao futuro profissional se apropriar das habilidades e competências necessárias à modernidade.

Os quatro primeiros livros da Coleção Formar respondem pelo núcleo-base dos cursos de formação de professores nas universidades brasileiras. Os assuntos apresentados se distinguem por uma abordagem atualizada em linguagem acessível e cuidadosa, sem perder de vista o rigor acadêmico.

As autoras abordam o conceito de aprendizagem como processo central para a constituição do ser humano como sujeito histórico, social e cultural.
Apresentam de forma crítica, sistemática e com exemplos os principais processos psicológicos envolvidos na aprendizagem e as relevantes teorias neste campo. Destacam as contribuições da ciência psicológica para as reflexões sobre a relação entre o aprender, a formação e a prática dos profissionais da área.

SUMÁRIO
Prefácio
Introdução – Aprendizagem: um conceito histórico e complexo

PARTE I – A APRENDIZAGEM NAS TEORIAS PSICOLÓGICAS

CAPÍTULO 1 – A aprendizagem na psicologia da Gestalt, teoria comportamental e humanismo
1.1. Psicologia da Gestalt
1.2. A teoria comportamental
1.3. Humanismo
Síntese do capítulo
Atividades
Filmes indicados
Navegando na web

CAPÍTULO 2 – Psicanálise e contextos de ensino e aprendizagem
2.1. A constituição do sujeito
2.1. A sexualidade infantil
2.3. Psicanálise e o contexto de ensino-aprendizagem
Síntese do capítulo
Atividades
Filmes sugeridos
Sugestão de leitura

CAPÍTULO 3 – A perspectiva cognitiva da aprendizagem
3.1. Teoria da aprendizagem social de Albert Bandura
3.2. Teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel
3.3. A teoria de Jerome Bruner
3.4. Outras perspectivas cognitivistas
Síntese do capítulo
Atividades
Navegando na web

CAPÍTULO 4 – A epistemologia genética de Jean Piaget e a aprendizagem
4.1. Concepção do desenvolvimento
4.2. Os estágios de desenvolvimento cognitivo-afetivo
4.3. Processo de assimilação e acomodação
4.4. A concepção construtivista de Piaget e os processos de ensino-aprendizagem
Síntese do capítulo
Atividades
Filme indicado
Leitura complementar

CAPÍTULO 5 – Os processos de aprendizagem nas psicologias de Vygotsky e Wallon
5.1. A abordagem histórico-cultural de Lev Semenovich Vygotsky
5.2. Vygotsky e o processo de ensino-aprendizagem
5.3. A psicologia genética de Henri Wallon
Síntese do capítulo
Atividades
Sugestão de filmes
Leitura complementar

PARTE 2 – PROCESSOS PSICOLÓGICOS E CONTEXTOS DA APRENDIZAGEM

CAPÍTULO 6 – Inteligência
6.1. Histórico do estudo sobre a inteligência
6.2. Outros perspectivas sobre o estudo da inteligência
Síntese do capítulo
Atividades
Filmes indicados

CAPÍTULO 7 – Criatividades
7.1. Como podemos definir a criatividade?
7.2. Como se dá o processo de criação?
7.3. Quais as características de uma pessoa criativa?
7.4. Como se relacionam criatividade e aprendizagem?
Síntese do capítulo
Atividades
Filmes indicados

CAPÍTULO 8 – Memória
8.1. A estrutura da memória
8.2. Memória, educação e aprendizagem
Síntese do capítulo
Atividades
Filme indicado

CAPÍTULO 9 – Motivação
9.1. Aproximação ao conceito de motivação
9.2. Motivação e aprendizagem
Síntese do capítulo
Atividades
Filme indicado

CAPÍTULO 10 – Psicologia da educação e dificuldades de aprendizagem
Síntese do capítulo
Atividades
Filme indicado
 
Referências
Sobre as autoras

SOBRE AS AUTORAS
ANA IGNEZ BELÉM NUNES - Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutorado em Ciencias de la Educación - Universidad de Santiago de Compostela/Espanha (2004). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará da área de Psicologia da Educação, lecionando nas diversas licenciaturas e no Mestrado Acadêmico em Educação. Integra o grupo de pesquisa Política Educacional, Memória e Docência. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Formação Docente, Aprendizagem e História de Vida, tendo como eixo teórico central a Psicologia Sócio-Histórica e Cultural de L.S. Vygotsky.
ROSEMARY DO NASCIMENTO SILVEIRA - Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Mestra em Psicologia pela UFC. Formação em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. Psicóloga Escolar.


VEJA O MAIS RECENTE INFORMATIVO DA NOSSA LIVRARIA, COM OS LANÇAMENTOS RECOMENDADOS


Veja também estes títulos recomendados, com prazos de envio bem curtos:


 
Livro: Psicologia da aprendizagem  
 
 
   
Home | Nosso atendimento | Resposta Eventos | .. | Editoras, autores, professores, instituições | . | EFT | . | Winnicott |  Fale conosco | SitePx