contato
contato
contato
Busca por:
Carrinho de compras:
0
R$ 0,00

pagamento

Áreas selecionadas

 AT (Acomp. Terapêutico.)

 Biografia

 Ciências

 Desenvolvimento pessoal

 Desenvolvimento profissional

 Espiritualidade

 Letras / Literatura

 Marketing / Administração

 Medicina / Saúde

 Metodologia

 Pedagogia / Psicoped.

 Psicologia / Psicanálise

 Revistas-livro (humanas)



 Informativo
Se você gostou da proposta de nossa livraria, preencha seus dados no espaço abaixo para receber nossos informativos.
Nome: 
E-mail: 
Código: 
Código de validação:
     
*Considerar as Letras em caixa alta
 

 Indicações
Você pode colaborar conosco indicando seus colegas e amigos para receberem nossos informativos clicando aqui.
 

Livro: Caminhos da educação integral no Brasil

 
 
 
Livro: Caminhos da educação integral no Brasil

 

Caminhos da educação integral no Brasil

- Direito a outros tempos e espaços educativos.
Autor(es): 

Jaqueline Moll

Editora:  GRUPO A
Área(s): 

Pedagogia / Psicoped.

ISBN: 9788563899613


Páginas:504 pág.


Preço: R$ 79,00
  Disponibilidade: envio em 3 dias úteis + prazo do frete


Descrição:


Este livro propõe e qualifica o debate da educação integral com base em conceitos e teorias de grandes pensadores da educação, tais como Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Paulo Freire, entre outros, explicita a necessidade de novos pactos entre governo e sociedade para que essa agenda se cumpra, abre espaços para o debate sobre a reorganização cotidiana da escola e apresenta experiências bem-sucedidas de estados e municípios empenhados na tarefa de construir uma escola de educação integral a partir do desafio de repensar a escola pública.

Sumário
Apresentação
Maria do Pilar Lacerda

Prefácio
Lia Faria

Introdução
Jaqueline Moll


PARTE 1 - Compondo matrizes para o debate
Capítulo 1. O direito a tempos espaços de um justo e digno viver
Miguel G. Arroyo

Capítulo 2. O outro ao meu lado: algumas ideias de tempos remotose atuais para pensar a partilha do saber e a educação de hoje
Carlos Rodrigues Brandão

Capítulo 3. Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro: contribuições para o debate atual
Marcos Antonio M. das Chagas, Rosemaria J. Vieira Silva e Silvio Claudio Souza

Capítulo 4. Paulo Freire e a educação integral: cinco dimensõespara (re)humanizar a educação
Celso Ilgo Henz

Capítulo 5. Educação de tempo integral: resgatando elementoshistóricos e conceituais para o debate
Jaime Giolo

Capítulo 6. Formação de valores: um enfoque transdisciplinar
Ubiratan D’Ambrosio

Capítulo 7. Educação integral como política pública: a sensível artede (re)significar os tempos e os espaços educativos
Marta Klumb Oliveira Rabelo

Capítulo 8. A agenda da educação integral: compromissospara sua consolidação como política pública
Jaqueline Moll


PARTE 2 - Possíveis configurações da escola
Capítulo 9. Educação integral: a construção de novas relações no cotidiano
Maria Beatriz Pauperio Titton e Suzana Moreira Pacheco

Capítulo 10. Os jovens educadores em um contexto de educação integral
Juarez Dayrell, Levindo Diniz Carvalho e Saulo Geber

Capítulo 11. Educação integral em escolas sustentáveis: políticas públicaspara os desafios da contemporaneidade
Rachel Trajber

Capítulo 12. Educação integral e currículo intertranscultural
Paulo Roberto Padilha

Capítulo 13. Ensinar a paz: proposta para um currículo de educação integral
João Roberto de Araújo

Capítulo 14. Direitos humanos e educaçao integral: interfaces e desafios
Paulo César Carbonari

Capítulo 15. Aintegração da universidade para a formaçãoem educação integral: muitos desafios, várias possibilidades
Inês Mamede

Capítulo 16. Apolítica de formação continuada de professorespara a educação integral
Veronica Branco

Capítulo 17. Por entre olhares, danças, andanças, os alfabetismos,letramentos na perspectiva da educação integral
Ivany Souza Ávila

Capítulo 18. Ampliação de tempo escolar e aprendizagens significativas:os diversos tempos da educação integral
Alexsandro dos Santos Machado

Capítulo 19. Educação integral e currículo integrado:quando dois conceitos se articulam em um programa
Carmen Teresa Gabriel e Ana Maria Cavaliere

Capítulo 20. Educação integral e educação profissional: interfaces possíveis
Simone Valdete dos Santos


PARTE 3 - Vivências e itinerários em políticas públicas
Capítulo 21. Programa Mais Educação e práticas de educação integral
Gesuína Leclerc

Capítulo 22. Mais Tempo na Escola: desafio compartilhado entre gestores, educadorese comunidade escolar da rede estadual de ensino do Espírito Santo (ES)
Adriana Sperandio e Janine Mattar Pereira de Castro

Capítulo 23. Reflexão sobre o Programa Mais Educaçãona rede estadual de ensino da Bahia (BA)
Claudia Cristina Pinto Santos e Roberto Carlos Vieira

Capítulo 24. Ampliação de tempos e de oportunidades no contexto escolarda Secretaria Estadual de Educação de Goiás (GO)
Jaime Ricardo Ferreira e Seila Maria Vieira de Araújo

Capítulo 25. A experiência em Palmas (TO)
Danilo de Melo Souza

Capítulo 26. O arranjo educativo local: a experiência de Apucarana (PR)
Cláudio Aparecido da Silva

Capítulo 27. Diretrizes conceituais e metodológicas do Programa Bairro Escola de Nova Iguaçu (RJ).
Maria Antônia Goulart da Silva

Capítulo 28. A experiência da escola integrada em Belo Horizonte (MG)
Neuza Maria Santos Macedo, Macaé Maria Evaristo,Madalena Ferrari Godoy e Tadeu Rodrigo Ribeiro

Capítulo 29. Com mais, a criança faz muito: experiênciada rede municipal de Diadema (SP)
Lúcia Helena Couto, Ana Lucia Sanches e Sonia Tatiane Ramos

Capítulo 30. A experiência da rede municipal de ensino de Santarém (PA)
Lucineide Pinheiro e Rosa Luciana Pereira Rodrigues

Capítulo 31. A construção dos centros integrados emAmericana e Santa Bárbara D’Oeste (SP)
Herb Carlini

Capítulo 32. Das Escolas do Amanhã ao ginásio carioca: a trajetóriada educação integral na cidade do Rio de Janeiro (RJ)
Heloisa Messias Mesquita

SOBRE A AUTORA
JAQUELINE MOLL - Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS). Professora colaboradora da Universidade de Brasília (UnB). Diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.


VEJA O MAIS RECENTE INFORMATIVO DA NOSSA LIVRARIA, COM OS LANÇAMENTOS RECOMENDADOS

 
Livro: Caminhos da educação integral no Brasil  
 
 
   
Home | Nosso atendimento | Resposta Eventos | .. | Editoras, autores, professores, instituições | . | . | . | Winnicott |  Fale conosco | SitePx