Descrição:
O autor promove um debate entre os modelos empirista, apriorista e construtivista do conhecimento e analisa seus reflexos na sala de aula, apresentando argumentos favoráveis a este último. A perspectiva construtivista valoriza alunos ativos, responsáveis, que podem fazer perguntas, construir conhecimentos, argumentar. Esta obra constitui-se em uma contribuição importante para a educação ao passo que possibilita análises e discussões sobre as formas de atuação pedagógica do professor e defende um ensino menos passivo e resignado.
Comentário do especialista
" Na segunda edição deste primoroso livro de Fernando Becker o que antigos e novos leitores podem observar é a interação. É daí que surge a construção de um novo objeto influenciado por sua versão anterior e pelas novidades que mobilizaram sua transformação... "
Lino de Macedo Instituto de Psicologia da USP
SUMÁRIO DA OBRA
Prefácio Lino de Macedo Capítulo 1. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos Capítulo 2. Aprendizagem e conhecimento Capítulo 3. O sujeito do conhecimento Capítulo 4. Dialética e epistemologia genética Capítulo 5. Piaget e Freire em relação Capítulo 6. Conseguir e compreender Capítulo 7. Abstração reflexionante, conhecimento e ensino Capítulo 8. O que é construtivismo Capítulo 9. Construtivismo e pedagogia Capítulo 10. Inteligência e afetividade Capítulo 11. Estádios do desenvolvimento Capítulo 12. Aprendizagem humana: processo de construção Capítulo 13. Ensino, aprendizagem e pesquisa Referências
SOBRE O AUTOR
Fernando Becker
Professor titular de Psicologia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Psicologia Escolar pela USP. Desenvolve Seminários Avançados sobre Epistemologia Genética, no Curso de Pós-Graduação em Educação e no Doutorado em Informática na Educação da UFRGS. Professor homenageado pela Faculdade de Educação da mesma instituição, em 2010. Nos últimos três anos, atuou como professor visitante e prestou assessorias na Universidad de la Frontera, Temuco, Chile; na Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación, Santiago, Chile; e na PUCP – Pontifícia Universidad Católica del Perú, em Lima. Pesquisou a Epistemologia do professor (14ª. ed., Vozes, 2011) e a Epistemologia do professor de matemática (2010, Relatório de Pesquisa).
E VEJA AQUI TODOS OS LANÇAMENTOS DO GRUPO A (medicina, área psi, educação)
E veja também logo abaixo os titulos recomendados dessas editoras parceiras preferenciais da Livraria Resposta (TODOS PARA ENVIO IMEDIATO)IDÉIAS E LETRAS PULSO EDITORIAL VIEIRA & LENT SBPSP - SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICANÁLISE - SP RESPOSTA EDITORIAL
Veja os lançamentos e todo o acervo do Prof. Gilberto Safra no site do Instituto Sobornost

Veja também estes títulos recomendados, com prazos de envio bem curtos:
|