contato
contato
contato
Busca por:
Carrinho de compras:
0
R$ 0,00

pagamento

Áreas selecionadas

 AT (Acomp. Terapêutico.)



 Informativo
Se você gostou da proposta de nossa livraria e deseja receber nossos informativos por email escreva para: atendimento@livrariaresposta.com.br

 Indicações
Você pode colaborar conosco indicando seus colegas e amigos para receberem nossos informativos clicando aqui.
 

Livro: Sou especial e estou na escola, e agora?

 
 
 
Livro: Sou especial e estou na escola, e agora?

 

Sou especial e estou na escola, e agora?

- Educação inclusiva de crianças e adolescentescom necessidades educacionais especiais
Autor(es): 

Patrícia Cavalcanti Schmid, Maria Alice Sigaud Machado Coelho, Luciane Pinto Ribeiro

Editora:  .Vieira & Lent
Área(s): 

ISBN: 9788588782501


Páginas:112 pág.


Preço: R$ 27,00
  Disponibilidade: Por encomenda - envio estimado em 15 dias úteis + prazo do frete

Obs: sujeito a disponibilidade de estoque em nossos fornecedores.

Para localizar livros com prazo de envio bem curtos sobre o tema deste livro, faça uma busca por palavra-chave no campo acima .


Descrição:

Como se dá o trabalho com meninos e meninas com necessidades especiais dentro da sala de aula? Realmente está sendo possível ensiná-los? Estar na escola regular é, por si só, a inclusão almejada? O que fazer com o aluno autista que fica agressivo ou com aquele que tem episódios alucinatórios durante a aula? O que fazer com o menino deficiente mental que completou 18 anos e precisa entrar na vida adulta? Como lidar com o estigma e o preconceito? Essas são algumas perguntas que permeiam o cotidiano de professores das escolas inclusivas.

Ampliar o acesso à educação inclusiva ? uma criança especial numa turma regular ? é, atualmente, um grande desafio. As crianças e adolescentes que apresentam quadros de deficiência mental, autismo ou transtornos mentais são muito singulares e precisam que suas peculiaridades sejam reconhecidas e atendidas. Isso exige dos professores e de seus auxiliares um trabalho muito específico. Escrito por três especialistas com reconhecida experiência com crianças e jovens com necessidades especiais, este livro tenta preencher a lacuna de produções nessa área. Traz orientações importantes para os familiares e, principalmente, para esses fundamentais agentes da inclusão: os professores da educação inclusiva.

?A educação inclusiva constitui uma proposta educacional que reconhece e garante o direito de todos os alunos de compartilhar um mesmo espaço escolar, sem discriminações de qualquer natureza. Promove a igualdade e valoriza as diferenças na organização de um currículo que favoreça a aprendizagem de todos os alunos e que estimule transformações pedagógicas das escolas, visando à atualização de suas práticas como meio de atender às necessidades dos alunos durante o percurso educacional.? [Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial, 2007]

 


SUMÁRIO


Apresentação

I CENÁRIO ATUAL

1. Contexto

2. As necessidades especiais de crianças e adolescentes nos campos da deficiência e saúde mentais

a) Deficiência mental

b) Esquizofrenia infantil

c) Esquizofrenia na adolescência

d) Autismo infantl

e) Síndrome de Asperger

f) Depressão infantil

g) Transtornos emocionais e de comportamento com início usualmente na infância ou na adolescência

3. Educação inclusiva e saúde mental ? história e perspectivas atuais

II O PROFESSOR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: QUE TRABALHO É ESSE?

1. O trabalho cotidiano com os alunos com necessidades educacionais especiais

a) Preparando os alunos regulares e suas famílias para receber os colegas com necessidades educacionais especiais

b) Competências do professor de alunos com necessidades educacionais especiais

c) Planejamento Individual Anual (PIA) e Diagrama dos Relacionamentos Sociais (DRS)

d) O professor e as famílias dos alunos com necessidades educacionais especiais

e) Atividades de Vida Diária (AVDs)

f) Manejo das medicações dos alunos com necessidades educacionais especiais

III HISTÓRIAS DE INCLUSÃO

      Situação 1 | um menino psicótico

      Situação 2 | uma menina com deficiência mental

      Situação 3 | um menino autista

IV O PROFESSOR E O TRABALHO COLETIVO

1 Estabelecer metas e fazer planos de ação para alcançá-las em conjunto com a equipe gestora da escola

2 Buscar continuadamente informações relevantes

3 Ter iniciativa e visão de futuro em relação às ações educacionais.

4 Ser criativo no trabalho docente

5 Trabalhar em equipe

6 Desenvolver a inteligência emocional

7 Desenvolver a inteligência emocional dos alunos

V CONSIDERAÇÕES FINAIS

Referências bibliográficas

 


SOBRE AS AUTORAS


Patrícia Cavalcanti Schmid é médica (1993) e especialista em Psiquiatria Infantil pela UFF(1997), tem mestrado em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ (2004) e especialização em Saúde Pública/Saúde Mental na Jonhs Hopkins University/Bloomberg School of Public Health/EUA. No Instituto Municipal Nise da Silveira foi diretora (2001-2005) do antigo Serviço de Saúde Mental Infanto-Juvenil e, atualmente, é diretora do Depto Assistencial. Foi coordenadora da área psiquiátrica do programa Integrando da Academia Brasileira de Ciências. Hoje faz parte da equipe da Salud-Cuidados ? Gestão de Cuidados Especiais. Atuação: reabilitação psicossocial, psiquiatria infanto-juvenil, psiquiatria social e reforma psiquiátrica.

Maria Alice Sigaud Machado Coelho é psicóloga, pela UFMG (1969) e mestre em Psicologia Aplicada pela FGV/RJ (1972), tem especialização em Educação e Saúde pela Harvard University/EUA e em Gestão de Saúde pela Copead/UFRJ. Foi coordenadora de ensino do programa Integrando da Academia Brasileira de Ciências, assessora educacional na Escola de Governo da ENSP/Fiocruz e coordenadora de ensino e divulgação científica do Inca. Ex-diretora do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES/UFRJ). Atualmente faz parte da equipe da Salud-Cuidados ? Gestão de Cuidados Especiais. Atuação: ensino-aprendizagem, avaliação educacional, informática educativa, metodologia de ensino, competências e formação de profissionais para projetos de inclusão social.

Luciane Pinto Ribeiro é graduada em Psicologia pela UFF (1988) e mestrado em Psicologia pela UFRJ (1992). Foi supervisora clínica do programa Integrando da Academia Brasileira de Ciências. Atualmente é Psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e faz parte da equipe da Salud-Cuidados ? Gestão de Cuidados Especiais. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas reabilitação psicossocial, moradias assistidas e inclusão social.
 


VEJA O MAIS RECENTE INFORMATIVO DA NOSSA LIVRARIA, COM OS LANÇAMENTOS RECOMENDADOS


E VEJA TAMBÉM OS LIVROS RECOMENDADOS, QUE TEMOS EM ESTOQUE PARA ENVIO IMEDIATO



E VEJA AQUI TODOS OS LANÇAMENTOS DO GRUPO A (medicina, área psi, educação)

E veja também logo abaixo os titulos recomendados dessas editoras parceiras preferenciais da Livraria Resposta (TODOS PARA ENVIO IMEDIATO)

IDÉIAS E LETRAS    PULSO EDITORIAL    VIEIRA & LENT     SBPSP - SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICANÁLISE - SP     RESPOSTA EDITORIAL


Veja os lançamentos e todo o acervo do Prof. Gilberto Safra no site do Instituto Sobornost

 
Livro: Sou especial e estou na escola, e agora?  
 
 
   
Home | Nosso atendimento | . | EFT | . |  Fale conosco | SitePx