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Título: Budismo: adoecimento e cura

 
 
 
Livro: Budismo: adoecimento e cura

 

Budismo: adoecimento e cura

- Aula 7 do CURSO COMPLETO: Psicologia Clínica - fundamentos e métodos
Autor(es): 

Gilberto Safra

Editora:  Instituto Sobornost (a obra de Gilberto Safra)
Área(s): 


Páginas:livreto + 2 DVDs


Preço: R$ 79,00
  Não Disponível

Descrição:

Aquisição avulsa da aula 7 do CURSO COMPLETO: Psicologia Clínica - fundamentos e métodos
Ministrado em 2005 e 2006 

Aula 7: Budismo: adoecimento e cura



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http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=451



Porque este curso é importante para a clínica

Apresentamos um curso de Psicologia Clínica com tópicos bastante diferentes do que se encontra atualmente num curso como este. Este curso tem 4 pequenos módulos. O primeiro módulo (aulas 1, 2 e 3) é formado por aulas que dizem respeito à visão que o Prof. Gilberto tem da condição humana e do campo da psicologia clínica. 

No módulo 2 (aulas 4 a 7) ele discorre sobre as concepções antropológicas e sobre a visão de adoecimento e cura nas principais religiões da história da humanidade: Cristianismo, Judaísmo, Islamismo e Budismo.

No terceiro módulo (aulas 8 a 11), o Prof. Gilberto explicita a antropologia e as concepções de adoecimento e cura na literatura, seguindo os seguintes autores: Adélia Prado,  Fernando Pessoa, Clarice Lispector e Dostoievski. E no quarto  modulo (aulas 12 a 14),ele explicita a antropologia e concepções de adoecimento e cura nas teorias psicológicas contemporâneas: Psicanálise, Behaviorismo/Terapias Cognitivas e Humanismo.

A razão de ser desta estrutura do curso nos é mostrada pelo próprio Prof. Gilberto: O curso se estrutura dessa forma para que os estudantes possam ir percebendo como as concepções  teóricas em Psicologia Clinica encontram suas raízes em sistemas muito distantes do pensamento cientifico, isto é, na religião e na literatura. Determinadas concepções de adoecimento e cura já estavam presentes na história da humanidade há muitos séculos e as teorias psicológicas se apropriaram destas concepções  para fundamentá-las do ponto de vista científico.

É importante uma concepção histórica dos nossos sistemas compreensivos, para observar as raízes culturais do que fazemos mas, também, porque é a visão histórica do conhecimento que nos dá  a possibilidade de um posicionamento critico. Ao lado de apreender as teorias e procedimentos clínicos é importante para o mestre ter um posicionamento critico, se dar conta da  relatividade das teorias, de suas  possibilidades e limites e não perder de vista que são determinadas por certos contextos históricos. Só assim, ao realizar nosso percurso como clínicos, não caímos numa noção ingênua de que uma concepção  teórica, uma concepção  sobre o ser homem possa ser absoluta. O ser humano é complexo o suficiente para por em questão as teorias que se realizam sobre ele. O psicólogo clínico está numa relação com um Outro que é sempre singular. As teorias abordam o geral, o universal, mas no nosso trabalho como clínicos temos que estar abertos de tal maneira que possamos contemplar a singularidade do Outro.

As teorias servem como referente, como ponto de vista, vértice a partir do qual se vai interagir com o Outro, mas este é sempre singular. Cada pessoa põe em questão o conhecimento que supostamente acredita possuir, o que significa que trabalhar em clinica implica estar continuamente aberto ao inédito, disponível para aprender o que o paciente nos ensina a respeito de si mesmo e da condição humana. Esta é a razão de realizarmos este percurso: ter uma visão histórica, compreender as raízes de nossas concepções atuais, para desenvolver um pensamento critico aberto ao Outro, a singularidade do Outro.

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Título: Budismo: adoecimento e cura  
 
 
   
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