contato
contato
contato
Busca por:
Carrinho de compras:
0
R$ 0,00

pagamento

Áreas selecionadas

 AT (Acomp. Terapêutico.)

 Biografia

 Ciências

 Desenvolvimento pessoal

 Desenvolvimento profissional

 Espiritualidade

 Letras / Literatura

 Marketing / Administração

 Medicina / Saúde

 Metodologia

 Pedagogia / Psicoped.

 Psicologia / Psicanálise

 Revistas-livro (humanas)



 Informativo
Se você gostou da proposta de nossa livraria, preencha seus dados no espaço abaixo para receber nossos informativos.
Nome: 
E-mail: 
Código: 
Código de validação:
     
*Considerar as Letras em caixa alta
 

 Indicações
Você pode colaborar conosco indicando seus colegas e amigos para receberem nossos informativos clicando aqui.
 

Livro: Do movimento ao verbo: Desenvolvimento cognitivo e ação corporal

 
 
 
Livro: Do movimento ao verbo: Desenvolvimento cognitivo e ação corporal

 

Do movimento ao verbo: Desenvolvimento cognitivo e ação corporal


Autor(es): 

Judith Nogueira

Editora:  Annablume
Área(s): 

ISBN: 9788574198118


Páginas:130 pág.


Preço: R$ 36,00
  Disponibilidade: Por encomenda - envio estimado em 9 dias úteis + prazo do frete

Obs: sujeito a disponibilidade de estoque em nossos fornecedores.

Para localizar livros com prazo de envio bem curtos sobre o tema deste livro, faça uma busca por palavra-chave no campo acima .


Descrição:

Onde está nosso corpo? Qual é o seu papel no aprendizado da linguagem? Este texto propõe um resgate da ação corporal e do movimento físico como bases para o desenvolvimento cognitivo, estabelecendo relações entre o movimento e o verbo, entre corpo e cultura. A atualidade vive um enigma: por que, apesar de tanto investimento na educação, tantos indivíduos apresentam dificuldades para o aprendizado da fala, da leitura e da escrita, algo que deveria ser muito natural no decorrer do desenvolvimento humano? Talvez a resposta esteja justamente no corpo, ou no distanciamento do próprio corpo, camuflado em um culto doentio à aparência, mas paupérrimo na experiência verdadeira do próprio eu como existência física, que pode se mover, sentir e perceber o mundo mediante tais sensações e ações. Entender o corpo como mente e aplicar esse princípio na prática pedagógica é o intuito deste método de trabalho corporal, visando uma cognição e uma linguagem mais harmônicas e eficazes no sentido da comunicação.

 

 

Sumário sintetizado

 

Prefácio: Christine Greiner

 

Capítulo 1 A sabedoria do corpo e a hipótese do marcador-somático

1.1. O que os olhos não vêem o coração não sente?

1.2. Marcadores-somáticos positivos e negativos: a linguagem do prazer e do desprazer

1.3. Criação de categorias e ordem de raciocínio a partir dos marcadores-somáticos

1.4. Os padrões culturais e o seu papel na formação dos marcadores-somáticos

1.5. O papel dos movimentos como integrantes dos marcadores-somáticos e sua importância na formação de padrões mentais

 

Capítulo 2 A linguagem verbal como metamorfose da ação muscular voluntária

2.1. Sensações, emoções e sentimentos: o corpo que sente e a influência do sentir na elaboração da linguagem

2.1.1. Da consciência à linguagem: a percepção do eu como sujeito verbal e a ação corporal como mediadora do processo

2.2. A questão dos atratores: sendo os exercícios padronizados, as respostas também o serão? 2.3. As mudanças do padrão da linguagem esperadas a partir das mudanças do padrão dos movimentos

 

Capítulo 3 O trabalho corporal como mediador da reorganização dos marcadores-somáticos e criação de novos marcadores, reais e simbólicos

3.1. Criação de estruturas de raciocínio a partir da criação de estruturas de movimentos

3.1.1. As características dos movimentos que os qualificam como meio para a reorganização de redes neurais

3.2. Exercícios empregados no diagnóstico e na terapia dos distúrbios cognitivos

3.2.1. Equilíbrio

3.2.2. Andar rítmico

3.2.3. Andar com bastão

3.2.4. Andar com pedestais

3.2.5. Pular corda (individual)

3.2.6. Pular corda (coletivo)

3.2.7. "Cama de gato" com os pés

3.2.8. Movimentos alternados de membros superiores e inferiores, seguindo ordens

3.2.9. Diadococinesia manual com bolas

3.2.10. Diadococinesia manual com bastões

3.2.11. Percepção de ritmos com palmas (ou clavas) e pés

3.2.12. Coordenação motora manual refinada

3.2.13. Escrita simétrica


VEJA O MAIS RECENTE INFORMATIVO DA NOSSA LIVRARIA, COM OS LANÇAMENTOS RECOMENDADOS

 
Livro: Do movimento ao verbo: Desenvolvimento cognitivo e ação corporal  
 
 
   
Home | Nosso atendimento | Resposta Eventos | .. | Editoras, autores, professores, instituições | . | . | . | Winnicott |  Fale conosco | SitePx