Página Inicial - Livraria Resposta

Livraria Resposta
O ponto de encontro da inteligência
com a sensibilidade.

Os livros recomendados 
por nós 
e pela crítica
Compre neste site ou pelo tel. (11) 5044-7565 e receba em casa.
Remessa por Sedex com desconto para todas as capitais.
 

 
Home LANÇAMENTOS RECOMENDADOS Recomendados nos últimos informativos Nossa proposta Agradecimentos Nossa inspiração O profissional e a cultura Indicação de
colegas e amigos
Depoimentos de clientes Editoras, autores, professores, instituições Contato
Busca por:
Carrinho de compras:
0
R$ 0,00
   
 Site Seguro - SSL
 Busca por áreas
Áreas selecionadas

 Arquitetura

 Artes

 AT (Acomp. Terapêutico.)

 Biografia

 Ciências

 Ciências Sociais / Política

 Culinária

 Desenvolvimento pessoal

 Desenvolvimento profissional

 Espiritualidade

 Filosofia

 Guias

 História

 Infanto-Juvenil

 Letras / Literatura

 Marketing / Administração

 Medicina / Saúde

 Metodologia

 Pedagogia / Psicoped.

 Psicologia / Psicanálise

 Recomendados - várias áreas

 Revistas-livro (humanas)

 Temas judaicos

Outras áreas
Outras áreas

 Busca por editoras


 Informativo
Se você gostou da proposta de nossa livraria, preencha seus dados no espaço abaixo para receber nossos informativos.
Nome: 
E-mail: 
 

 Indicações
Você pode colaborar conosco indicando seus colegas e amigos para receberem nossos informativos clicando aqui.
 

Livro: Poema do milho

 
 
 
Livro: Poema do milho

 

Poema do milho


Autor(es): 

Cora Coralina

Editora:  Global
Área(s): 

Infanto-Juvenil, Letras / Literatura

ISBN: 8526010654


Páginas:32 pág.


Preço: R$ 27,00
  Disponibilidade: 1 dia útil + prazo do frete

Descrição:

Ana Lins dos Guimarães Peixoto Brêtas, pseudônimo de Cora Coralina, começou a escrever poemas na adolescência. Porém, publicou seu primeiro livro somente ao 76 anos. Poema do Milho é um dos poemas deste seu primeiro livro Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais. A beleza dos versos de Cora Coralina está em expressar as coisas simples e corriqueiras do cotidiano com palavras sabiamente escolhidas. Em Poema do Milho a autora revela, com expressiva naturalidade, o ritual do plantio e da colheita vivido pelo povo da roça. Milho.../ Punhado plantado nos quintais./ Talhões fechados pelas roças. (...) Milho verde. Milho seco. Bem granado, cor de ouro. (...) Milho quebrado, debulhado/ na festa das colheitas anuais. Seus versos, de uma simplicidade marcante, aliada a uma profunda experiência existencial, trazem à tona a possibilidade de refletir sobre questões sociais, entre elas, o uso da terra.

 

Aluno-leitor: a partir de 10 anos 

 

Temas principais

Crítica Social

 

Temas abordados

Respeito à Natureza e seus Ciclos , Vida Rural

 

Temas transversais

Ética , Meio Ambiente

 

Interdisciplinariedade

Ciências , História , Geografia , Artes , Matemática , Língua Portuguesa

 

Atividades para o Professor 

Conhecer o significado das palavras desconhecidas.

Apresentar a leitura do poema para as outras classes e/ou apresentar o poema através da expressão corporal.

Confeccionar as espigas de milho.

Dividir a classe em grupos e pesquisar sobre um aspecto do milho (doenças na cultura do milho, colheita, exigências climáticas, adubação etc.).

 

Formato 28x21

 

 

 

A AUTORA

 

 

Cora Coralina nasceu Ana Lins dos Guimarães Peixoto, na cidade de Goiás, em 1889. Iniciou sua carreira literária aos 14 anos publicando o conto "Tragédia na Roça". Casou-se com o advogado Cantídio Tolentino de Figueiredo Brêtas e teve seis filhos. O casamento a afastou de Goiás por 45 anos. Ao voltar às suas origens, viúva, iniciou uma nova atividade, a de doceira. Além de fazer seus doces, nas horas vagas ou entre panelas e fogão, Aninha, como também era chamada, escreveu a maioria de seus versos. Aos 76 anos despontou na literatura brasileira como uma de suas maiores expressões na poesia moderna. Em 1982 - mesmo tendo estudado somente até o equivalente ao 2º ano do Ensino Fundamental - recebeu o título de doutora Honoris Causa pela Universidade Federal de Goiás e o Prêmio Intelectual do Ano, sendo, então, a primeira mulher a receber o troféu Juca Pato. No ano seguinte foi reconhecida como Símbolo Brasileiro do Ano Internacional da Mulher Trabalhadora pela FAO. Morreu em Goiânia, aos 95 anos, em 1985.

 

 
Livro: Poema do milho  
 
 
   
Home | Nosso atendimento | Envios para o exterior | Editoras, autores, professores, instituições | . | Assessoria jurídica |  Site Seguro | Fale conosco

  Faça o seu pedido aqui, pela loja eletrônica da Livraria Resposta. Basta clicar em Comprar no item escolhido.
Se preferir, peça mais informações e faça seu pedido por telefone diretamente com nosso atendimento:
+55 (11) 5044-7565 atendimento@resposta-md.com.br