Descrição:
Aquisição avulsa da aula 10 do CURSO COMPLETO: Psicologia Clínica: fundamentos e métodos Ministrado em 2005 e 2006
SOBRE ESTA AULA Aula 10: Uma clínica a partir de Dostoievski
Este DVD inaugura uma nova série: Fundamentos do Pensamento de Gilberto Safra. Nela, pela primeira vez, nosso mestre decide explicitar publicamente os fundamentos de seu pensamento, ou seja, as tradições de onde partiu para criar seu mundo, sua clínica, sua ontologia e sua teleologia. E como era de se esperar, o primeiro volume é dedicado a Dostoievski. Nesta aula, dada na USP, Gilberto Safra expõe o que é uma possibilidade de clínica que se desenha a partir da obra deste grande escritor.
Nesta aula foi muito impactante quando Gilberto afirmou: dizem que sou winnicottiano, mas não é verdade. Sou dostoievskiano, isso sim! Na verdade eu concordo com Winnicott quando ele concorda com Dostoievski e discordo no que ele se afasta deste autor!
Dostoievski é um dos autores que mais se aprofunda sobre a alma humana, segundo o Prof. Gilberto. E ele aconselha que todos os clínicos leiam este autor da literatura russa.
Nesta aula Safra contextualiza o momento histórico e resume a biografia literária e política de Dostoievski e seus esforços para manter a sua alma viva numa prisão da Sibéria. A seguir Gilberto visita alguns romances de Dostoievski, mostrando como, em cada um deles, este autor reflete sobre facetas da modernidade e dos tipos humanos que ela produziu. A seguir, Gilberto se detém na ontologia, na antropologia e na teleologia de Dostoievski, seu mentor principal para a clínica e para a vida. Por exemplo, ele nos mostra como está em Dostoievski a compreensão de um conceito tão caro a si, como o da polifonia do idioma pessoal.
Para analisar a possibilidade de aquisição do CURSO COMPLETO, clique aqui: http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=451
Porque este curso é importante para a clínica
Apresentamos um curso de Psicologia Clínica com tópicos bastante diferentes do que se encontra atualmente num curso como este. Este curso tem 4 pequenos módulos. O primeiro módulo (aulas 1, 2 e 3) é formado por aulas que dizem respeito à visão que o Prof. Gilberto tem da condição humana e do campo da psicologia clínica.
No módulo 2 (aulas 4 a 7) ele discorre sobre as concepções antropológicas e sobre a visão de adoecimento e cura nas principais religiões da história da humanidade: Cristianismo, Judaísmo, Islamismo e Budismo.
No terceiro módulo (aulas 8 a 11), o Prof. Gilberto explicita a antropologia e as concepções de adoecimento e cura na literatura, seguindo os seguintes autores: Adélia Prado, Fernando Pessoa, Clarice Lispector e Dostoievski. E no quarto modulo (aulas 12 a 14),ele explicita a antropologia e concepções de adoecimento e cura nas teorias psicológicas contemporâneas: Psicanálise, Behaviorismo/Terapias Cognitivas e Humanismo.
A razão de ser desta estrutura do curso nos é mostrada pelo próprio Prof. Gilberto: O curso se estrutura dessa forma para que os estudantes possam ir percebendo como as concepções teóricas em Psicologia Clinica encontram suas raízes em sistemas muito distantes do pensamento cientifico, isto é, na religião e na literatura. Determinadas concepções de adoecimento e cura já estavam presentes na história da humanidade há muitos séculos e as teorias psicológicas se apropriaram destas concepções para fundamentá-las do ponto de vista científico.
É importante uma concepção histórica dos nossos sistemas compreensivos, para observar as raízes culturais do que fazemos mas, também, porque é a visão histórica do conhecimento que nos dá a possibilidade de um posicionamento critico. Ao lado de apreender as teorias e procedimentos clínicos é importante para o mestre ter um posicionamento critico, se dar conta da relatividade das teorias, de suas possibilidades e limites e não perder de vista que são determinadas por certos contextos históricos. Só assim, ao realizar nosso percurso como clínicos, não caímos numa noção ingênua de que uma concepção teórica, uma concepção sobre o ser homem possa ser absoluta. O ser humano é complexo o suficiente para por em questão as teorias que se realizam sobre ele. O psicólogo clínico está numa relação com um Outro que é sempre singular. As teorias abordam o geral, o universal, mas no nosso trabalho como clínicos temos que estar abertos de tal maneira que possamos contemplar a singularidade do Outro.
As teorias servem como referente, como ponto de vista, vértice a partir do qual se vai interagir com o Outro, mas este é sempre singular. Cada pessoa põe em questão o conhecimento que supostamente acredita possuir, o que significa que trabalhar em clinica implica estar continuamente aberto ao inédito, disponível para aprender o que o paciente nos ensina a respeito de si mesmo e da condição humana. Esta é a razão de realizarmos este percurso: ter uma visão histórica, compreender as raízes de nossas concepções atuais, para desenvolver um pensamento critico aberto ao Outro, a singularidade do Outro.
Para analisar a possibilidade de aquisição do CURSO COMPLETO, clique aqui: http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=451
E VEJA AQUI TODOS OS LANÇAMENTOS DO GRUPO A (medicina, área psi, educação)
E veja também logo abaixo os titulos recomendados dessas editoras parceiras preferenciais da Livraria Resposta (TODOS PARA ENVIO IMEDIATO)IDÉIAS E LETRAS PULSO EDITORIAL VIEIRA & LENT SBPSP - SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICANÁLISE - SP RESPOSTA EDITORIAL
Veja os lançamentos e todo o acervo do Prof. Gilberto Safra no site do Instituto Sobornost
|