contato
contato
contato
Busca por:
Carrinho de compras:
0
R$ 0,00

pagamento

Áreas selecionadas

 AT (Acomp. Terapêutico.)



 Informativo
Se você gostou da proposta de nossa livraria e deseja receber nossos informativos por email escreva para: atendimento@livrariaresposta.com.br

 Indicações
Você pode colaborar conosco indicando seus colegas e amigos para receberem nossos informativos clicando aqui.
 

Livro: Psicopedagogia e a teoria modular da mente

 
 
 
Livro: Psicopedagogia e a teoria modular da mente

 

Psicopedagogia e a teoria modular da mente


Autor(es): 

Elizabeth Carvalho da Veiga, Emilio Garcia Garcia

Editora:  .Pulso Editorial
Área(s): 

ISBN: 858989231X


Páginas:148 pág.


Preço: R$ 40,00
  Disponibilidade: Por encomenda - envio estimado em 15 dias úteis + prazo do frete

Obs: sujeito a disponibilidade de estoque em nossos fornecedores.

Para localizar livros com prazo de envio bem curtos sobre o tema deste livro, faça uma busca por palavra-chave no campo acima .


Descrição:

O livro "Psicopedagogia e a Teoria Modular da Mente", de Elizabeth Veiga e Emílio Garcia, desenvolve o pensamento de que a mente não é um sistema unitário; ele parte de uma concepção modular, onde o ser humano precisa de várias ferramentas cognitivas no cotidiano. Apoiados na teoria de Gardner, que divide a mente em 9 inteligências (Lingüística, Lógica, Espacial, Corporal, Intrapessoal, Interpessoal, Musical, Naturalista e Existencial), os autores as explicam e dialogam com a teoria de Sternberg, que entende a inteligência humana através de 3 unidades: Analítica, Prática e Criativa.

 

Partindo desse pressuposto, o livro defende a idéia de que a escola supervaloriza certas "inteligências", em detrimento de outras; a Lógica e a Lingüística, bem como a Inteligência Analítica de Sternberg, receberiam destaque, quando na realidade, o uso equilibrado de todos os módulos resultaria no devido aproveitamento mental.

 

O ser humano desenvolve-se de maneira particular; não há aluno melhor ou pior, mas sim aquele que sobressai determinada área de inteligência. Para os autores, cabe ao psicopedagogo promover o crescimento harmônico da mente, principalmente áreas subdesenvolvidas; diante disso, propõem uma reflexão sobre como deve ser o desenvolvimento escolar.

 

Demonstrando diversas teorias que convergem nesse modo de pensar, o livro explica a divisão das funções entre os hemisférios cerebrais. Em tal organização, os módulos não se interligam: o sistema central seria responsável por integrar as informações. Além disso, a obra relata a atuação das áreas de inteligência ao longo da evolução do homem, citando o comportamento dos chimpanzés como exemplo.

 

A disfunção em um desses módulos pode acarretar distúrbios cognitivos, "Psicopedagogia e a Teoria Modular da Mente" elucida esses problemas citando o autismo. O indivíduo autista apresenta dificuldades no que diz respeito à interação social, sendo incapaz de despertar reação no outro; porém, as demais atividades modulares não são comprometidas.

 

Por fim, um modelo de diagnóstico modular metacognitivo é apresentado ao leitor, para que se avalie habilidades e aquilo que deve ser melhorado; o estímulo adequado representa o desenvolvimento equilibrado das funções cognitivas vitais ao ser humano.

 

 

Sumário

 

PARTE I

MODULARIDADE DA MENTE ............................. 17

Capítulo 1

Ciências e tecnologias em busca da modularidade ..................... 19

Capítulo 2

Teoria Modular da Mente .......................................................... 27

Capítulo 3

Modularidade da capacidade mentalista .................................... 35

Capítulo 4

Teoria das Inteligências Múltiplas .............................................. 53

Capítulo 5

Teoria Triárquica ......................................................................... 65

 

PARTE II

MODULARIDADE E CONSTRUTIVISMO ............. 79

Capítulo 6

Modularidade e Construtivismo: questão nuclear nas

ciências cognitivas ....................................................................... 81

 

PARTE III

PSICOPEDAGOGIA E A TEORIA MODULAR ..... 99

Capítulo 7

A psicopedagogia na perspectiva da teoria

modular da mente ...................................................................... 101

Capítulo 8

Aplicação de um Programa de Intervenção Cognitiva com base

na Teoria Modular da Mente ( PIC ) ....................................... 133

 

 


VEJA O MAIS RECENTE INFORMATIVO DA NOSSA LIVRARIA, COM OS LANÇAMENTOS RECOMENDADOS


E VEJA TAMBÉM OS LIVROS RECOMENDADOS, QUE TEMOS EM ESTOQUE PARA ENVIO IMEDIATO



E VEJA AQUI TODOS OS LANÇAMENTOS DO GRUPO A (medicina, área psi, educação)

E veja também logo abaixo os titulos recomendados dessas editoras parceiras preferenciais da Livraria Resposta (TODOS PARA ENVIO IMEDIATO)

IDÉIAS E LETRAS    PULSO EDITORIAL    VIEIRA & LENT     SBPSP - SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICANÁLISE - SP     RESPOSTA EDITORIAL


Veja os lançamentos e todo o acervo do Prof. Gilberto Safra no site do Instituto Sobornost

 
Livro: Psicopedagogia e a teoria modular da mente  
 
 
   
Home | Nosso atendimento | . | EFT | . |  Fale conosco | SitePx