Descrição:
O Acontecer Humano na Psicoterapia Breve Livreto 4 pág. + DVD - Duração: 1 hora e 18 minutos
Trecho inicial da palestra do Prof. Dr. Gilberto Safra Copyright 2005 Gilberto Safra
Quero trazer aqui para vocês algumas reflexões para o campo da Psicoterapia Breve, a partir das contribuições dos princípios pelos quais a clínica de Winnicott opera.
Eu pensei que talvez fosse interessante nós voltarmos a atenção pela maneira como a Psicoterapia Breve surgiu, e a maneira como mais costumeiramente ela é enfocada. A própria qualificativa de breve faz uma referência ao tempo. E eu creio que em qualquer situação clínica é importante que nós possamos ter consciência de que tipos de questões, de que tipo de situações e angústias nós instauramos na situação a partir da maneira como nós constituímos o setting ou mesmo a maneira como nós chegamos a defini-lo.
Eu estava me recordando de duas situações que estão na origem da Psicanálise. A primeira é caso Catarina de Freud, em que nós temos a apresentação de um caso clínico, em que Freud pôde fazer intervenções bastante contundentes, significativas e profundas num tempo muito breve. Me recordava também da situação que Freud enfrentou ao cuidar do "homem dos ratos" e de um comentário que, num determinado momento, ele faz para Ferenczi, em que ele diz que pretendia abreviar o tempo de análise do "homem dos ratos" porque a análise parecia estar numa situação de estagnação, muito lenta. Nós sabemos as repercussões que isso teve na maneira de Ferenczi pensar na clínica, a partir desse tipo de colocação em que Freud acreditava que, delimitando o tempo de análise, ele poderia conseguir maiores benefícios junto ao paciente.
E VEJA AQUI TODOS OS LANÇAMENTOS DO GRUPO A (medicina, área psi, educação)
E veja também logo abaixo os titulos recomendados dessas editoras parceiras preferenciais da Livraria Resposta (TODOS PARA ENVIO IMEDIATO)IDÉIAS E LETRAS PULSO EDITORIAL VIEIRA & LENT SBPSP - SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICANÁLISE - SP RESPOSTA EDITORIAL
Veja os lançamentos e todo o acervo do Prof. Gilberto Safra no site do Instituto Sobornost
|