Descrição:
Aula 12 do CURSO COMPLETO Orientando projetos e teses na perspectiva winnicottiana
Aula ministrada em 26 de maio de 2009 Gravada em CD de áudio MP3 - duração total: 1 hora e 2 minutos
Você pode adquirir esta aula separadamente ou como parte do CURSO COMPLETO Orientando projetos e teses na perspectiva Winnicottiana.
PARA VER O CURSO COMPLETO CLIQUE AQUI
Trecho inicial da aula 12 Novos modelos para o estudo da hiperatividade Ilustrando o método clínico de investigação
Podemos reconhecer no trabalho parte das facetas que discutimos em aulas anteriores, sobre trabalhos que vão buscando contribuir com áreas do conhecimento em que vai ocorrendo uma mudança: de uma perspectiva de estudo funcional para chegar a apreender a situação de uma pessoa mais na sua globalidade. Habitualmente, nestas diferentes áreas que temos visto, o mais habitual foi estudar estes problemas como a questão da hiperatividade e distúrbios de atenção como uma questão funcional. E o que vem ocorrendo é que há intervenções de diferentes modelos sobre o ser humano distintos de uma visão pragmática que nos obriga a ter que pensar antigos problemas por novos modelos e perspectivas. A própria questão do diagnóstico muda de lugar e de abordagem. Habitualmente, quando se tem trabalhado com modelos funcionais, o diagnóstico é relacionado a um conjunto de comportamentos que vai ser avaliado a partir de fatores, concepções e normas externas à pessoa. Hiperatividade passa a existir como um quadro em si. No entanto se formos abordar a mesma situação por outra perspectivas, como por exemplo a de Winnicott, vemos que ele vai sugerir na contribuição que ele faz, que a questão da hiperatividade precisa ser compreendida como uma questão situacional, como referente a vida das pessoas e não como funções, traços, comportamentos externos. Ou seja, vai se perguntar: Qual o sentido desta experiência nesta condição, nesta situação, para esta pessoa? Então o olhar vai ancorar em outro lugar. Nesta visão vamos procurar compreender a hiperatividade e os distúrbios da atenção mais a partir da interioridade da pessoa e da condição em que ela se encontra, da situação em que se encontra. Muda completamente o diagnóstico, o modelo de se pensar o diagnóstico. Esse é o primeiro fator.
E VEJA AQUI TODOS OS LANÇAMENTOS DO GRUPO A (medicina, área psi, educação)
E veja também logo abaixo os titulos recomendados dessas editoras parceiras preferenciais da Livraria Resposta (TODOS PARA ENVIO IMEDIATO)IDÉIAS E LETRAS PULSO EDITORIAL VIEIRA & LENT SBPSP - SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICANÁLISE - SP RESPOSTA EDITORIAL
Veja os lançamentos e todo o acervo do Prof. Gilberto Safra no site do Instituto Sobornost

Veja também estes títulos recomendados, com prazos de envio bem curtos:
|