Descrição:
Curso ministrado em 2008 Gravações em áudio MP3
Aula 1 (05/08/2008) - Tempo histórico do pensamento de Winnicott Aula 2 (12/08/2008) - O teorizar em Winnicott: a importância do paradoxo
PORQUE ESTE CURSO É IMPORTANTE PARA A CLÍNICA
Depois de alguns anos sem abordar os conceitos winnicottianos nos seus cursos, pelo menos do ponto de vista teórico, Gilberto Safra nos brinda com este curso que cuidadosamente explicita cada conceito winnicottiano relevante.
Indo além das abordagens anteriores, neste curso Gilberto nos desvela os fundamentos do pensamento deste autor que tanta influencia teve sobre ele. Qual a visão de homem de Winnicott, o que nos torna humanos? Que princípios organizam o pensamento de Winnicott? Como as respostas a estas perguntas implicam em uma teoria e uma prática clínica específicas?
Este é um curso que se apóia em dois livros dos mais complexos de Winnicott, embora escritos numa linguagem que aparenta ser cotidiana: Natureza Humana e Brincar e Realidade. Natureza Humana sendo o livro mais sistemático deste autor não sistemático e Brincar e Realidade o livro póstumo que, portanto, revela o Winnicott do final da vida, amadurecido por toda experiência pediátrica e psicanalítica, pelos confrontos na sociedade de psicanálise, pela consolidação do Grupo Independente que é inspiração sua.
Neste curso, além de nos ajudar a compreender o significado dos conceitos winnicottianos, Gilberto Safra contextualiza historicamente o pensamento de Winnicott desde a década de 1940, quando se começa a por em cheque o valor absoluto que se dava para o saber médico e técnicas de puericultura e enfermagem que, com o avanço da ciência, se propunha a usurpar o saber materno intuitivo e espontâneo em relação ao bebê.
Serão temas deste curso, entre outros, a questão do símbolo, da criatividade, dos elementos masculinos e femininos puros, da liberdade, da experiência, da importância do paradoxo na condição humana, das condições ontológicas, das funções maternas, da corporeidade, da destrutividade, do uso do objeto, etc.
Este é um curso que responde a demandas de compreensão de Winnicott em relação ao seu papel frente às questões de seu momento histórico, à sua utilização como referencial teórico para pesquisas, à sua utilização como inspirador de uma clínica onde a verdade está no entre e não em qualquer um dos seus participantes.
Reflexão inicial do curso, por Gilberto Safra
Este curso parte de uma perspectiva que há uma relação intrínseca, uma relação sintônica entre os diversos vértices ( epistemológico, metodológico e antropológico) e as concepções de um autor. Para adentrar o pensamento de um autor, suas concepções teóricas e clinicas, é fundamental do ponto de vista clínico e de pesquisa, reconhecer que princípios organizam o pensamento deste autor.
Conceitos teóricos formam uma verdadeira trama conceitual, que tem como pontos nucleares, posições epistemológicas, metodológicas e antropológicas. Nem sempre temos clareza de que ao decidir por uma perspectiva teórica estamos não só decidindo por este ou aquele conceito mas também por uma visão de homem. Nós estamos decidindo por certo modo não só fazer pesquisa mas também uma forma de conduzir a clínica compatível com uma visão sobre o homem. Mas este modo de pesquisar e de conduzir a clínica assenta-se sobre uma posição sobre o modo como o conhecimento acontece e como o conhecimento acontece frente ao ser humano e quais as conseqüências desta perspectiva sobre o conhecimento frente à condição humana.
É uma questão ética e fundamental em termos de pesquisa que possamos estar razoavelmente bem sedimentados nos pilares que sustentam o pensamento de um autor.
Frequentemente, seja nos trabalhos clínicos e psicanalíticos, seja nas instituições formadoras ou na academia, observamos que há um passeio que o autor realiza entre diferentes teorias, sem tematizar que ao fazer mudanças de concepções teóricas, ao convidar outros autores para conversar a respeito de determinada situacão, está lidando com concepções antropológicas e perspectivas epistemológicas muitas vezes dissonantes.
Do ponto de vista cientifico é fundamental que possamos ter certo rigor que seja balizado pela consciência de quais os princípios a partir dos quais estamos fazendo pesquisa, e do ponto de vista clínico isto tem uma conseqüência importante. Porque se o clínico aborda a situação clínica por perspectivas, visões, dissonantes entre si, ele produz modos de subjetivação do paciente, afeta o paciente sem que muitas vezes se dê conta do que provocou pelo fato de estar atuando em perspectivas, concepções dissonantes entre si.
AULAS DO CURSO COMPLETO (podem ser adquiridas separadamente, de duas em duas, ou então todas juntas, no curso completo)
Aula 1 (05/08/2008) - Tempo histórico do pensamento de Winnicott Aula 2 (12/08/2008) - O teorizar em Winnicott: a importância do paradoxo
Aula 3 (19/08/2008) - O símbolo na visão de Winnicott: uso e experiência Aula 4 (26/08/2008) - A criatividade e suas origens: o ontológico, o sócio-político e o si mesmo
Aula 5 (16/09/2008) - Conceito de situação clínica Aula 6: (23/09/2008) - A questão da morte
Aula 7 (23/09/2008) - Concepção de Interpretação Aula 8 (07/10/2008) - Final da análise
Aula 9 (14/10/2008) - Aquisição do sentimento de culpa: em direção ao circuito benigno Aula 10 (21/10/2008) - Falso self: matriz psicopatológica do pensamento winnicottiano
Aula 11 (28/10/2008) - A possibilidade da não comunicação no pensamento de Winnicott
Aula 12 (07/11/2008) - Formas de trabalho clínico winnicottiano Parte 1: Psicanálise sob demanda - princípios e fundamentos
Aula 13 (18/11/2008) - Formas de trabalho clínico winnicottiano Parte 2: Consulta terapêutica - princípios e fundamentos
Aula 14 (25/11/2008) - Formas de trabalho clínico winnicottiano Parte 3: Placement - princípios e fundamentos
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OS LIVROS EM QUE SE BASEIA ESTE CURSO PODEM SER ADQUIRIDOS NA LIVRARIA RESPOSTA:
O brincar e a realidade Donald Woods Winnicott
Natureza humana Donald Woods Winnicott
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