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Título: Lugar da educação no processo civilizatório

 
 
 
Livro: Lugar da educação no processo civilizatório

 

Lugar da educação no processo civilizatório


Autor(es): 

Gilberto Safra

Editora:  Instituto Sobornost (a obra de Gilberto Safra)
Área(s): 

Pesquisa na área de humanidades, segundo Gilberto Safra


Páginas:livreto + 1 CD áudio MP3


Preço: R$ 39,00
  Não Disponível

Descrição:

 

Aula 10 do CURSO COMPLETO Orientando projetos e teses na perspectiva winnicottiana

Aula ministrada em 12 de maio de 2009
Gravada em CD de áudio MP3 - duração total: 1 hora e 9 minutos

Você pode adquirir esta aula separadamente ou como parte do CURSO COMPLETO Orientando projetos e teses na perspectiva Winnicottiana.

PARA VER O CURSO COMPLETO CLIQUE AQUI


Estamos disponibilizando aos estudiosos algumas aulas do Prof. Gilberto Safra  que acontecem em momentos em que está orientando projetos de tese. Eliminamos a exposição do aluno e deixamos apenas a fala do professor e  por isso a aula é um pouco mais curta que o normal. Estas aulas são significativas e cobrem temas pouco abordados em aulas dos cursos normais.

Obs: a gravação desta aula apresenta ruídos ambientes no seu início, que não impedem contudo a compreensão da fala do Professor
Duração da gravação: 1 hora e 9 minutos.

Trecho inicial da aula

Um aspecto importante é retomar, enfocar qual o lugar da educação no projeto de civilização do ser humano. Até o Renascimento havia uma grande ênfase na possibilidade da religião estabelecer o sentido de moralidade para o ser humano, o que supostamente garantiria um mundo civilizado. A idéia, na época medieval, é que a religião iria guardar a possibilidade do homem ser civilizado. Com  o Renascimento há uma transformação neste tipo de posição. Não se acredita mais que a religião garanta a moralidade do ser humano. A religião trouxe experiências  de barbárie. E há esse clamor que ocorre no Renascimento, na Reforma, há o reposicionamento em que se recoloca a esperança na civilização e que a partir da razão se aumente o conhecimento sobre as coisas. Vamos encontrar nestas perspectivas as raízes de tudo aquilo que se constituiu como o projeto moderno. Neste, o lugar que originalmente estava destinado à formação religiosa é agora outorgado à educação.  Passa-se a acreditar que a educação poderia (graças  ao Homem poder conhecer os diferentes campos da realidade) levar o ser humano a um mundo mais justo, a um mundo mais civilizado. Podemos encontrar aí o que se estabeleceu como certo horizonte do humanismo.
A formação se faria por meio da educação. Toda educação passa a estar centrada principalmente pelo conhecimento da cultura, pelos objetos culturais, e se o projeto religioso supunha uma formação em que a questão fundamental seria  a verticalidade, no humanismo, o projeto é horizontal. A questão é estender os limites do conhecimento. Quanto mais eu tenho conhecimento mais possibilidade de ter um mundo mais civilizado e mais justo. Isto até a eclosão da segunda guerra mundial. Com ela, os educadores e filósofos, perplexos com o que se passou nesta guerra, se detém para se indagar se de fato todo projeto humanista estava produzindo os frutos que se havia almejado. Há um texto fundamental que faz referencia a este mal estar, de T. Adorno, intitulado A educação depois de Auschwitz. Nele este autor se questiona sobre os rumos da educação, dando-se conta que o projeto humanista até aquele momento tinha dado em todas atrocidades ocorridas nesta guerra. Refletindo a esse respeito, nessa mesma época, estava ocorrendo todo um reposicionamento na filosofia, aportado por Husserl, e surgem também reflexões importantes de Heidegger e Edith Stein, considerando que algo de muito mal estava ocorrendo na história da humanidade. A perspectiva estaria gerando muito mal e seria necessária uma reflexão critica a respeito do que se passava. Adorno discute a educação sustentada na aprendizagem enraizada em  uma perspectiva técnica, uma educação que visa preencher a cabeça da criança e do jovem com informações. Heidegger também aborda esta questão nessa perspectiva em toda critica que faz à metafísica, advogando a necessidade de se recuperar uma compreensão da condição humana, da situação do ser humano para além desta perspectiva mais racionalista.  Edith Stein, nessa época, estava preocupada com questão da educação e o texto que vale a pena ser lido para refletir sobre isso é o inicio do livro A estrutura da Pessoa Humana. Este livro foi escrito por Edith com o mesmo  mal estar que sentia Adorno e Heidegger e no prefacio ela analisa as teorias educacionais até aquele momento: o positivismo, a psicanálise, as diferentes teorias prevalecentes até aquele momento... E mostra como as teorias educacionais adoeciam o ser humano em razão da visão epistemológica e de homem que estava  presente nelas.

Obs:
Gilberto Safra deu um curso sobre o A estrutura da Pessoa Humana, de Edith Stein, disponível em DVD sob o título Curso Completo do LET -2005/2006


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